Política

PRÉ-CAMPANHA

Fábio Novo afirma que entregará liderança do Governo na Alepi com pauta zerada

Deputado vai ser dedidar à sua pré-candidatura a prefeito de Teresina

Sérgio Fontenele

Quinta - 27/06/2024 às 15:39



Foto: Deputado Fábio Novo
Deputado Fábio Novo

O deputado estadual Fábio Novo (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa (Alepi), pré-candidato à Prefeitura de Teresina (PMT) nas próximas eleições, fez um balanço de seu mandato à frente da Liderança, função que deixará de cumprir no dia 05 de julho. O parlamentar avaliou como positivo o seu trabalho e destacou, entre as principais conquistas de seu mandato, o pacote da segurança pública, aprovado em 2023, com a contratação de dois mil novos policiais militares, e o Orçamento Participativo (OPA). Ele prometeu entregar a liderança com a pauta zerada, ou seja, aprovados todos os projetos enviados pelo Governo do Estado.

Fábio Novo também incluiu, entre os avanços mais relevantes de seu trabalho, o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Prourbe). “Sobre a Liderança do Governo, eu faço um balanço positivo, que nós nos dedicamos há um ano e meio”, declarou. “Estar sempre presente, acompanhar a tramitação de todas as matérias, não só do governo, mas, como dos outros poderes e também dos deputados. Hoje foi mais um dia intenso nas comissões, onde pudemos aprovar mais matérias que são extremamente importantes para o estado do Piauí.” 

O deputado prometeu um esforço maior na reta final. “A minha meta até o dia 05, que é quando eu saio, é deixar a pauta limpa. Pauta limpa é zerar, não deixar nenhum projeto pendente. Ainda tem alguns, mas são poucos. Os projetos estão fazendo todo esse sucesso, um esforço concentrado.” Fábio Novo continuou: “nesse sentido, estou muito animado, faço um balanço muito positivo de frutos que esses projetos, que foram aprovados desde o início do ano passado, rendem para a população. Um exemplo é o pacote da segurança pública que nós aprovamos no início do ano passado e que hoje rende frutos. São dois mil novos homens e mulheres contratados pela Polícia Militar.”

Orçamento Participativo

Sobre o pacote da segurança pública, Fábio Novo também mencionou a aquisição de novos veículos, sistemas de inteligência, “que hoje fazem do Piauí o estado referência num protocolo de devolução de celular roubado”. “Tanto é que o Ministério da Justiça está copiando isso. Então, é um balanço muito positivo que eu faço. Aqui nós aprovamos o OPA – o Orçamento Participativo do Governo do Estado –, que é um grande sucesso. No ano passado, implantado em Teresina e Parnaíba.” Fábio Novo enfatizou a importância do Orçamento Participativo na atual gestão estadual.

Fez tanto sucesso que esse ano o governador expandiu também para Piripiri e Floriano. Ano passado nós tivemos 52 mil piauienses votando e escolhendo a obra que quer para o seu bairro, esse ano saiu de 52 mil votos para mais de 160 mil votos. Então, não é pouca coisa, é muita coisa. Então, é um balanço extremamente positivo.” 

O pré-candidato a prefeito de Teresina igualmente lembrou o significado social do Prourb. “Um outro projeto que eu destaco é o Prourb, que aprovamos aqui, que criou a Superintendência do Patrimônio Imobiliário Urbano, que permite regularizar terras do Estado na zona urbana dos municípios. Um grande exemplo, Guaribas.”

O parlamentar acrescentou elogios ao serviço de regularização de terrenos urbanos no âmbito do Prourb. “Guaribas passa a ser o primeiro município do Brasil que tem todas as suas casas da zona urbana com escritura. E aqui em Teresina, especificamente, posso destacar 20 mil escrituras já entregues nas mais diferentes vilas de todas as zonas. Isso nunca aconteceu na história de Teresina.” Segundo Fábio Novo, “num curto espaço de tempo de seis meses, temos aqui a paz social chegando para famílias que moram em lugares há 30 anos, 40 anos, 50 anos e que não tinham a sua escritura”. “Hoje é uma realidade.”

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: