Política

Eleições para as presidências da Câmara e do Senado acontecem amanhã (1º)

Favoritos na disputa, estão os atuais presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Da Redação

Terça - 31/01/2023 às 11:02



Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Plenário do Senado Federal em Brasília
Plenário do Senado Federal em Brasília

Nesta quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados e o Senado se preparam para a eleição que vai definir a composição da nova Mesa Diretora, responsável pelas funções administrativas no Parlamento pelos próximos dois anos.

O deputado federal pelo estado de Alagoas, Arthur Lira (PP), e o senador pelo estado de Minas Gerais, Rodrigo Pacheco (PSD), são os favoritos na disputa. Os dois são os atuais presidentes de ambos os poderes legislativos federais.

Lira e Pacheco estão articulando alianças partidárias que envolvem a distribuição de funções na Mesa e dos comandos das comissões temáticas no Congresso. Existe, também, uma articulação em conjunto envolvendo as duas casas.

A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, teria aberto mão de cargos de relevância na Câmara como a de 1ª vice-presidência, segundo parlamentares, para conquistar apoio no Senado em favor de Rogério Marinho (PL-RN), principal adversário de Pacheco.

Quem são os candidatos

Para a Câmara, até o momento, apenas dois candidatos anunciaram oficialmente suas candidaturas. São eles: Arthur Lira (PP-AL) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

Arthur Lira é o atual presidente da Câmara e busca a reeleição, já Chico Alencar foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 2020 e deixará o cargo para ocupar o seu quinto mandato como deputado federal.

Já para o Senado, estão na disputa o atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Pode-CE).

Pacheco está no primeiro mandato como senador, ele foi eleito presidente do Senado em 2021, com apoio de Davi Alcolumbre (União-AP). Marinho foi ministro do Desenvolvimento Regional entre 2020 e 2022 e em 2022 foi eleito para oito anos de mandato no Senado. Eduardo Girão foi eleito para o primeiro mandato como senador em 2018 e adotou uma postura mais conservadora.

Favoritos

Na Câmara, o favorito à reeleição é o atual presidente da Casa, Arthur Lira, que conseguiu apoio de 20 partidos, que reúnem quase 500 deputados. Aliados apostam que Lira terá entre 430 e 450 votos.

Já no Senado, o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, é o favorito à reeleição. Pacheco tem o apoio de senadores da base de apoio do governo Lula e de partidos de centro.

Rafael Fonteles visita fábrica em Teresina e fala do plano de reindustrialização do Piauí

Deputados estaduais tomam posse e elegem a Mesa Diretora na quarta-feira (1º) na Alepi

Flaviana Veras vai se filiar ao PT e deve disputar a Prefeitura de Parnaíba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: