Política

EM MEIO A CRISE NA FMS

Dr. Pessoa vai a Brasília e quer pedir recursos ao Ministério da Saúde

Em meio à crise na Fundação Municipal de Saúde, prefeito vai se reunir com ministra

Roberto Araujo

Segunda - 03/04/2023 às 12:43



Foto: Roberto Araujo Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) viaja a Brasília nesta terça (4) e pretende pedir reajuste no repasse de recursos à Ministra da Saúde, Nísia Trindade. De acordo com ele, o município teve aumento na demanda da prestação dos serviços da saúde, mas os recursos não foram reajustados.

“Está com mais de 10 anos que os recursos da saúde não aumentam. A Constituição diz que devemos investir, no mínimo, 15%, e nós investimos 43%, mais do que o dobro, quase o triplo (na pandemia). Lógico que foi uma dificuldade enorme (...) mas foi comprovado que foi capacidade administrativa”, disse o prefeito nesta segunda (3).

O prefeito tem agenda marcada com a ministra nesta terça-feira. O prefeito também deverá se reunir com parlamentares da bancada piauiense.

MUDANÇAS NAS LICITAÇÕES DA FMS

O secretário de governo Michel Saldanha afirmou que a prefeitura vai encaminhar à Câmara um projeto que recria a central de licitações da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A estrutura existia e foi modificada na gestão do prefeito, que decidiu unificar as licitações na Secretaria de Administração (SEMA).

Secretário de Governo de Teresina, Michel Saldanha

“Parte das licitações que está centralizada hoje na Secretaria de Administração, vai voltar para a Fundação Municipal de Saúde para dar mais agilidade aos processos que estão em processo de licitação”, disse o secretário.

Uma Comissão Especial na Câmara de Teresina está investigando supostas irregularidades no uso de recursos da Fundação Municipal de Saúde. O vice-prefeito Robert Rios (sem partido) fez uma denúncia formal à Câmara. A comissão tem um prazo de 90 dias para apresentar um relatório final. Representantes do Ministério Público do Piauí e do Tribunal de Contas do Estado também estão acompanhando os trabalhos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: