Política

PALÁCIO DA CIDADE

Dr. Pessoa faz mudanças na prefeitura para acomodar mais partidos aliados

De olho nas eleições, prefeito da capital traz o União Brasil e acomoda vereadores no executivo

Roberto Araujo

Segunda - 03/04/2023 às 08:08



Foto: Marcelo Cardoso / SEMCOM Prefeito Dr. Pessoa em solenidade de posse de Valdemir Virgino e Ronney Lustosa
Prefeito Dr. Pessoa em solenidade de posse de Valdemir Virgino e Ronney Lustosa

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) tem feito mudanças na gestão municipal com vistas a acomodar mais partidos aliados na prefeitura. Na última semana, tomaram posse na Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), o vereador Valdemir Virgino (Progressistas) e na Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER), o ex-vice-prefeito e ex-vereador Ronney Lustosa.

Os dois novos integrantes da prefeitura têm ligações com partidos que foram oposição ao prefeito. Ronney Lustosa, por exemplo, é o atual presidente do diretório municipal do União Brasil, partido que tem em seus quadros o ex-prefeito Sílvio Mendes, que é um dos cotados para disputar o Palácio da Cidade nas eleições de 2024. Ao que tudo indica, o ex-tucano deverá mudar de partido caso dispute o pleito.

Durante sua posse, Ronney Lustosa mencionou que não estava ali apenas representando a si mesmo, mas também o partido que ele preside. Citou que teve o aval, inclusive, do presidente do Diretório Nacional do partido, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. “Não estou apenas como Ronney Lustosa, também estou aqui representando o meu partido, o União Brasil, que agora tem essa importante missão”, disse durante a posse. O partido deverá estar junto com o prefeito na disputa eleitoral do ano que vem.

Já o vereador Valdemir Virgino, do Progressistas, deverá deixar o partido em breve. Isso porque, já na eleição de 2022, era um dissidente da sigla, ao não apoiar o candidato do partido, Sílvio Mendes, nas eleições. O provável destino de Valdemir Virgino é o Republicanos, partido do prefeito.

Quem também deverá migrar ao Republicanos é Graça Amorim. Suplente de Valdemir Virgino, que foiconvocada a assumir a cadeira na Câmara Municipal de Teresina, a vereadora vai endossar a base do prefeito no legislativo, local onde o gestor tem enfrentado crises, sobretudo com a Comissão Especial que apura supostas irregularidades na Fundação Municipal de Saúde, que foram denunciadas pelo vice-prefeito Robert Rios.

DIVISÕES NAS SAADS

Outras mudanças administrativas com o objetivo de agregar aliados políticos deverão ser feitas ainda nesta semana. O prefeito Dr. Pessoa deverá enviar à câmara um projeto que divide as SAADs Sul e Sudeste. A gestão municipal argumenta a extensão territorial das duas regiões, e aponta que há a necessidade de divisão para melhor a prestação dos serviços aos bairros das duas zonas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: