Blog do Brandão

Blog do Brandão

TIRO NO PÉ

Washington Bomfim condena ação de Sílvio Mendes contra obras do OPA em Teresina

Secretário lamenta que um programa desenhado para benefício das comunidades esteja sendo atacado por quem deveria defendê-lo

Por Luiz Brandão

Segunda - 13/05/2024 às 01:24



Foto: Cintia Lucas/Piauí Hoje Secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim
Secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim

O secretário estadual de Planejamento, professor Washington Bomfim, condenou a tentativa do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, de tentar barrar na Justiça a realização de obras do Programa Orçamento Participativo - OPA, do governo do estado, em Teresina.

Ex-secretário municipal de Educação de Teresina numa das gestões do então tucano Sílvio Mendes, Washington Bomfim considerou lamentável que um programa desenhado para benefício das comunidades esteja sendo atacado desta forma, não só pelo ex-prefeito, mas também pelo atual prefeito da capital. 

"Ainda bem que a Justiça reconhece o mérito do programa, a necessidade das comunidades e, principalmente, garante que a voz da população mais vulnerável da cidade de Teresina disponha da oportunidade de melhorar suas condições de vida através do OPA", disse Bomfim ao portal Piauí Hoje.Com na manhã de sábado (11.05).

Sílvio Mendes, ex-prefeito de Teresina 

Entenda o caso

Há cerca de duas semana, o ex-prefeito Silvio Mendes ingressou com ação na Justiça contra o pré-candidato petista a prefeito de Teresina, deputado Fábio e a Associação de Moradores do Loteamento Parque Manoel Evangelista. Ele queria barrar a realização de obras do OPA naquela área da cidade.

A ação foi movida pelo União Brasil, partido de Silvio Mendes, e foi parar na 63ª Zona Eleitoral de Teresina. A ideia era barrar a realização de obras do OPA na cidade, sob a alegação se que elas seriam propaganda política eleitoral.

Mas a ação do ex-prefeito não prosperou. Na sexta-feira (10), o juiz Washington Luiz considerou o pedido é improcedente e decidiu manter as obras por entender que elas vão ajudar a população e com a suspensão delas as comunidades seriam prejudicadas.

Na decisão, o juiz da 63ª Zona Eleitoral também destacou que o Orçamento Participativo - OPA, programa do Governo do Estado, já existia antes do anúncio de Fábio Novo como pré-candidato e que as obras foram sugeridas pela população e irão beneficiar as comunidades.

Com a decisão, as obras, que incluem, por exemplo, a reforma do Centro Esportivo da Vila Irmã Dulce, que foi proposto pela entidade Juntos pela Vila Irmã Dulce e a construção de uma praça proposta pela Associação de Moradores da Ocupação Jardim do Vale, irão prosseguir normalmente.

Governador Rafael Fonteles mostra a ordem de serviços para mais três obras do OPA em Teresina 

Vai ter trabalho e perder tempo

Se tentar barrar as obras do Orçamento Participativo - OPA, com ações judiciais, o ex-prefeito Sílvio Mendes vai abarrotar os tribunais de processos, porque quase uma centenas delas foi aprovada pelo governo do estado e a maioria já está em execução por toda a cidade. Todas serão concluídas até o final do ano.

Segundo a superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria Estadual de Planejamento - Seplan, Adrianne Arruda, foram aprovadas 88 obras do OPA 2023/2024, sendo 67 para Teresina e 21 para Parnaíba. Dessas 88 obras aprovadas, 57 já foram entregues ou estão em execução, o que equivale a 64,77% do total. 

De acordo com o governador Rafael Fonteles, ao todo, o governo do estado vai investir através do OPA, R$ 55 milhões em 2024. O objetivo do governo é que 100% das obras estejam em execução ainda neste primeiro semestre e para conclusão até o fim do ano.

Na sexta-feira passada (10), antes de mais uma viagem em missão oficial ao exterior, o governador Rafael Fonteles autorizou mais seis obras do OPA 2023-2024 para Teresina e Parnaíba. O investimento será de R$ 940.140,36 e inclui reforma de centros esportivos, construção de praça, urbanização de áreas verdes e calçamentos.

As três obras autorizadas, na sexta-feira, para Teresina, são a reforma do Centro Esportivo da Vila Irmã Dulce, urbanização de área verde no bairro e a construção de uma praça na ocupação Jardim do Vale. Em Parnaíba, as ações incluem construção de calçamento no bairro Sabiazal, recuperação de campo de futebol Bebedouro e infraestrutura de acessibilidade.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: