Política

PROJETO DE LEI

Deputado Fábio Novo apresenta proposta de piso salarial para fisioterapeutas e terapeuta

O deputado já havia apresentado a matéria na ALEPI no ano de 2014 e foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal

Da Redação

Sexta - 29/04/2022 às 14:32



Foto: Divulgação Deputado Fábio Novo
Deputado Fábio Novo

O deputado Fábio Novo (PT) apresentou nesta sexta-feira (29), na Assembleia Legislativa um Indicativo de Projeto de Lei que institui o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Estado do Piauí no valor de R$ 3.653,30 para a jornada de até seis horas diárias ou 30 horas semanais de trabalho. 

Segundo o  deputado, a proposta é uma forma de valorização da profissão já que, o papel dos profissionais principalmente durante a pandemia da Covid-19. “É uma categoria que na pandemia se mostrou muito essencial. Foram os fisioterapeitas que ligaram os ventiladores mecânicos durante as intubações, são eles que sabem fazer isso de forma correta. E mesmo não importante é uma categoria que ainda ganha muito mal”, disse Fábio Novo.

 

O deputado já havia apresentado a matéria na ALEPI no ano de 2014 e  foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal por um vício de constitucionalidade  “Agora nós estamos apresentando o Indicativo sem vícios e esperamos que ela retorne a esta Casa como mensagem do Governo para que a categoria tenha o seu piso salarial”, explicou. 

 

Sobre a formalidade dos pisos e padronização dos salários, o de Conselho de Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Piauí (CREFITO), afirma que cerca de 55% dos fisioterapeutas no Piauí estão com salários abaixo de 2.000,00 e que 77% dos profissionais são mulheres, 60% moram com os pais e 52% precisam de ajuda para manutenção das suas despesas. 

Muitos profissionais precisam ter mais de 3 locais de trabalho para se manter.

 

Embora a profissão seja essencial, ainda não é uma regra a questão do piso salarial, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 1731/2021, que busca estabelecer o piso salarial nacional para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A Câmara Federal também tramitou em 2009 um Projeto de Lei do Piso Salarial, proposto pelo Deputado Federal Mauro Nazif (PSB-RO) que tinha como ementa: "Fixa em R$ 4.650,00 (quatro mil, seiscentos e cinquenta reais) o piso salarial dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais". A matéria foi arquivada em 2015 sem parecer final das Comissões Técnicas da Casa.

"A verdade sempre vence!", diz Wellington Dias após decisão da ONU sobre Lula

Planalto ameaça tirar cargo se União Brasil apoiar 3ª via

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: