
O governo do Estado e a Funasa - Fundação Nacional de Saúde irão fazer a entrega de 100 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) a gestores do interior durante a Caravana Federativa. Os planos buscam universalizar o saneamento no Piauí.
O evento Caravana Federativa está em sua décima edição e ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, com a presença do presidente Lula, ministros, secretarias do governo do Estado. Estão sendo convidados prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e gestores municipais.
O investimento total para a elaboração dos PMSB foi de R$ 15 milhões, com recursos da Funasa repassados ao Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), órgão responsável pela criação das políticas.
"O Plano de Saneamento é considerado um dos principais instrumentos de planejamento e auxilia o município a identificar suas deficiências, diagnosticar as demandas de expansão e melhoria dos serviços. Esses estudos possibilitam procurar alternativas de execução do saneamento considerando as particularidades locais, orientando como priorizar os investimentos necessários no processo de universalização do acesso da população a esses serviços", diz a secretária das Cidades, Vilani Silva.
Os planos serão executados ao longo de 20 anos, tendo como objetivos a universalização dos serviços, a inclusão social das cidades e a sustentabilidade das ações de saneamento a partir de quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais.