
A Câmara Municipal de Teresina realiza, nesta terça-feira (15), a partir das 8h, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. A sessão ordinária será realizada no Plenário Vereador José Ommati.
A matéria tem como relator o vereador Fernando Lima (PDT) e estabelece as metas e prioridades para a elaboração do orçamento municipal do próximo ano. Uma das novidades desta LDO é a inclusão das Indicações Coletivas de Parlamentares, uma proposta apresentada pelo vereador João Pereira (PT).
A emenda prevê a destinação de 1% da receita líquida prevista no orçamento para atender indicações conjuntas dos vereadores, funcionando como uma espécie de emenda coletiva ao orçamento municipal. A iniciativa foi aprovada na Comissão de Finanças e Orçamento e será encaminhada para votação em plenário.
A LDO é um dos instrumentos mais importantes para o planejamento das ações do município, pois estabelece as metas e prioridades para o orçamento do próximo ano. O projeto define quais áreas terão maior aporte de recursos, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e fixa diretrizes para gastos e investimentos.
Acompanhe ao vivo: