
O presidente Lula (PT), afirmou durante congresso da União dos Estudantes (UNE), que vai taxar big techs americanas. Plataformas como X (antigo twitter) e Instagram podem ser afetadas. Lula voltou a reafirmar a soberania do país e disse que seguirá agindo em defesa do Brasil.
“Esse país só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. E eu queria dizer que a gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas americanas digitais”, afirmou durante o evento.
Ainda em seu discurso, Lula afirmou que não vai permitir que 'crianças sejam vítimas de coisas que não estão sob o seu controle', se referindo ao processo promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a responsabilização de postagens ilegais feitas por usuários nas redes sociais.
Lula saiu em defesa da regulamentação de redes sociais após Trump citar que o Brasil realiza ataques às atividades comerciais digitais de ‘empresas americanas’ e suposta ‘censura’ contra plataformas de redes sociais dos Estados Unidos. A nova lei pode punir plataformas que não removerem conteúdos ilegais mesmo sem ordem judicial, em casos graves como racismo, terrorismo e divulgação de pornografia infantil.
Fonte: Agência Brasil