Política

HISTÓRICO

Brasil presidirá G20 pela primeira vez: posse acontece no próximo domingo (10)

Luiz Inácio lula da Silva irá a Índia para assumir a presidência do bloco econômico

Bruna Raryana

Domingo - 03/09/2023 às 20:09



Foto: Ricardo Stuckert - PR Lula fala de preocupação com os municípios
Lula fala de preocupação com os municípios

Na próxima quinta-feira (07), feriado da Independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja para Nova Deli, capital da Índia, onde deve assumir a presidência rotativa do G20. Será a primeira vez que o Brasil presidirá o bloco econômico, que atualmente está sob o comando do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

O mandato que será entregue de forma simbólica dia 10 de setembro e deve ser exercido de forma oficial do dia 1ª de dezembro de 2023 ao dia 30 de novembro de 2024. No dia da entrega, o presidente Lula deverá ficar responsável pelo último discurso da cúpula e apresentar as prioridades e os desafios de assumir o cargo.

G20

O G20 atualmente é formado pelos países: Argentina, Austrália, Brasil, China, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Canadá, México, Rússia, Índia, Arábia Saudita,Irã, Turquia, Espanha, Estados Unidos e União Europeia.

O grupo tem como objetivo favorecer a negociação internacional entre os países pertencentes. Os chefes de estado representantes dos países buscam promover o diálogo entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas que contribuam com a melhoria da estabilidade financeira internacional.

Lula no G20

O presidente Lula participará de reuniões de trabalho durante a viagem e deve receber líderes de outras nações para reuniões bilaterais. Serão debatidos temas como meio ambiente e clima, transições enérgicas, global net-zero (Emissão zero e líquido de carbono) e desenvolvimento verde sustentável. Além de tratarem sobre saúde, geração de emprego, transformações tecnológicas , infraestrutura, entre outras.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: