
A Deputada Federal Benedita da Silva (PT-SP) diz que medidas legais serão tomadas contra a deputada Carla Zambelli, após ser chamada de Chica da Silva em live nas redes sociais. Benedita, para o jornal O Globo, qualificou o comentário de Zambelli como racista e disse que a bolsonarista enfrentará consequências jurídicas e políticas.
“Estava ali como coordenadora geral do encontro, preocupada com o encontro. Quando eu soube, já tinham tomado providências na Câmara, o PT já tinha se manifestado com uma nota de repúdio, e as mulheres (do evento) já estavam também se posicionando nos seus núcleos. Eu acredito que ela terá a correção necessária, se jurídica, se política, mas já tomaram providência. Eu acho que isso ela vai ter que responder, porque já tem gente entrando com ações” disse Benedita à reportagem.
A declaração de Zambelli ocorreu na terça-feira (2) em live, queixando-se de "não ter poder de fala" Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió (AL) e referiu-se a Benedita como "Chica da Silva".
O Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro emitiu nota em apoio a Benedita e condenando fala de Zambelli, classificando-a como racista após repercussão do vídeo. Outros políticos também prestaram apoio a Benedita como o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que destacou a importância de Benedita na luta por um país sem racismo. Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, também se manifestou contra o comentário de Zambelli, elogiando Benedita por sua trajetória inspiradora e Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, reforçou a necessidade de combater discursos de ódio e racismo.
Chica da Silva foi uma ex-escrava brasileira alforriada do século 18, conhecida por seu poder e influência na sociedade colonial de Minas Gerais que se tornou um símbolo da resistência negra no país. Benedita da Silva atualmente coordena a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.
Fonte: Brasil 247