Política

ELEIÇÕES 2024

Após janela partidária, cai para sete número de vereadores na base de Dr Pessoa

Redação

Segunda - 08/04/2024 às 16:28



Foto: Vereador Neto do Angelim viabilizou candidatura no PV
Vereador Neto do Angelim viabilizou candidatura no PV

A janela partidária fechou e o prefeito de Teresina, Dr Pessoa (PRD), perdeu grande parte da sua base na Câmara Municipal de Teresina porque não teve habilidade para formar uma chapa proporcional competitiva. Dos 29 parlamentares, apenas sete continuam no grupo do prefeito. Até então, o prefeito contava com a maioria. Nesse imbróglio, se não tivesse um plano alternativo, o vereador Neto do Angelim, por exemplo, teria perdido o prazo para mudar de sigla e garantia de uma legenda para disputar a reeleição em outubro.


Na noite de sexta-feira (05), parlamentares ainda aguardavam um direcionamento do prefeito. Sem resposta, alguns perderam o prazo e acabaram tendo que colocar outras pessoas para disputarem a vaga. Foi o que ocorreu com os vereadores Capitão Roberval Queiroz e Gustavo Gayoso.

"Eu tive que viabilizar um plano B para conseguir me candidatar. O partido com quem eu estava negociando não me aceitou pela quantidade de votos que tenho. Então, tive que correr atrás. O governador [Rafael Fonteles] entrou em contato comigo e endossou minha entrada no PV", explica Neto do Angelim.

O resultado dessa movimentação é a perda de apoio do prefeito Dr Pessoa na Câmara. Insatisfeitos com a conduta na formação das chapas, a maioria abandonou a base, restando apenas sete parlamentares: Markim Costa, Allan Brandão, Bruno Vilarinho, Roberval Queiroz, Renato Berger, Levino de Jesus, Valdemir Virgino.  

O PV integra a federação junto com o PT e o PCdoB e o governador Rafael Fonteles vem atuando fortemente na composição.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: