Política

Acontece no período de 27 a 29 de outubro as eleições dos Conselhos Regionais de Economia

O Sistema Cofecon/Corecons renovará um terço dos conselheiros efetivos e suplentes dos Conselhos Regionais de Economia

Da redação

Quinta - 21/10/2021 às 13:26



Foto: Divulgação Eleição Conselhos de Economia
Eleição Conselhos de Economia

Como acontece todos os anos no mês de outubro, o Sistema Cofecon/Corecons realizará as eleições que renovarão um terço dos conselheiros efetivos e suplentes dos Conselhos Regionais de Economia. Também serão eleitos um delegado-eleitor efetivo e um suplente para eleger os novos conselheiros federais.

O processo eleitoral terá início no dia 27, às 8 horas, e vai até o dia 29, às 20 horas (sempre no horário de Brasília), e será realizado exclusivamente pela internet, por meio do site www.votaeconomista.org.br. Devido à pandemia, não está prevista a votação na sede dos Conselhos Regionais de Economia ou nas Delegacias Regionais.

Quem pode votar

Poderão votar todos os economistas registrados nos Conselhos Regionais de Economia que estejam adimplentes com as anuidades e débitos de qualquer natureza. Caso o economista possua alguma dívida parcelada, é preciso estar em dia com o parcelamento.

É importante que os dados do economista também estejam atualizados junto ao respectivo Corecon, uma vez que o link para gerar a senha de votação será enviado via SMS ou e-mail previamente cadastrados. O prazo para atualização vai até o dia 15 de outubro.

Como votar

A partir do dia 21 de outubro o site de votação estará disponível para que os economistas possam registrar sua senha. Para criá-la, é preciso acessar www.votaeconomista.org.br e marcar a opção “obter minha senha de votação”.

Será pedido que o economista concorde com o termo de consentimento, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados. Após informar o CPF e marcar a caixa “não sou um robô”, deve-se clicar em “iniciar criação de senha”. Em seguida serão feitas algumas perguntas como confirmação positiva e o usuário poderá escolher receber via e-mail ou SMS o link de validação – o qual será acessado para gerar a senha.

Uma vez tendo a senha cadastrada, o economista poderá entrar novamente no site indicado e ao clicar no ícone “Vote aqui”, será direcionado ao ambiente de votação. 

Auditoria externa, uma garantia

O processo eleitoral é verificado por auditores externos a fim de assegurar a transparência e a confiabilidade de todas as etapas. A plataforma eleitoral é fornecida pela empresa Beehive e a auditoria é realizada pela Security Labs Intelligent Research.

Eleições anuais

Os mandatos de conselheiro no Conselho Federal e nos Conselhos Regionais de Economia são de três anos (sendo permitida uma reeleição) – mas não são coincidentes. Isso faz com que a cada ano um terço dos conselheiros tenha seu mandato encerrado, proporcionando uma renovação constante no quadro de conselheiros. Por esta razão, todos os anos há eleições no Sistema Cofecon/Corecons.

Em outubro são eleitos os conselheiros regionais, pelo voto direto dos economistas. Eles são organizados em chapas, contendo uma quantidade de conselheiros regionais efetivos (de acordo com o número de conselheiros cujo mandato está terminando) e o mesmo número de suplentes.

Cada chapa contém também um delegado-eleitor efetivo e suplente. Eles formarão o colégio eleitoral que elegerá os novos conselheiros federais, no evento denominado de Assembleia de Delegados-Eleitores. Cada delegado tem direito a um número de votos proporcional aos economistas registrados e adimplentes no respectivo Conselho Regional de Economia. Uma vez que o plenário do Cofecon possui 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, a cada ano são eleitos seis novos conselheiros efetivos e seis suplentes.

Para conhecer as propostas das Chapas que concorrem à eleição em seu Conselho, acesse o site www.votaeconomista.org.br 

VEJA O VÍDEO:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: