Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amostragem entre os dias 24 e 26 de setembro de 2024 revelou que, se as eleições para prefeito de São João do Arraial fossem hoje, o candidato do PT, Abdoral Melo, seria eleito com ampla vantagem. Segundo o levantamento, ele tem 63% dos votos válidos, superando sua principal adversária, Adalgisa Sá Castro, do MDB, que aparece com 37%.
Foram entrevistados 300 eleitores com 16 anos ou mais em bairros da zona urbana e povoados da zona rural da cidade. A pesquisa foi contratada pelo Jornal O Dia e registrada na Justiça Eleitoral sob o número PI-00012/2024. O Amostragem é considerado um dos Institutos de pesquisa mais sérios e respeitados no Piauí.
Votação espontânea e estimulada
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores manifestam sua preferência sem serem apresentados a nomes específicos, Abdoral Melo lidera com 56,33% dos votos, enquanto Adalgisa Sá possui 31,33%. Já na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, o candidato do PT sobe para 57,33% das intenções de voto, e a professora do MDB registra 33,67%.
Rejeição dos candidatos
No quesito rejeição, Adalgisa Sá enfrenta um desafio maior, com 43% dos eleitores declarando que não votariam nela. Em contraste, Abdoral Melo tem um índice de rejeição de 21,67%. Segundo especialistas, a rejeição acima de 40% dificulta significativamente as chances de um candidato ser eleito.
Potencial de transferência de votos
A pesquisa também mediu o potencial de transferência de votos de líderes políticos como a prefeita Vilma Lima, o governador Rafael Fonteles e o presidente Lula. A prefeita Vilma Lima, que não concorre nesta eleição, possui forte influência: 60,33% dos entrevistados disseram que votariam no candidato apoiado por ela.
O governador Rafael Fonteles também apresenta boa capacidade de transferência, com 58,7% dos eleitores dispostos a seguir sua indicação. O presidente Lula, por sua vez, é o líder com maior impacto em São João do Arraial: 67,67% dos eleitores afirmaram que votariam no candidato apoiado por ele.