
A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu seis membros de uma facção criminosa que pratica homicídios em Teresina. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos na manhã desta terça-feira (05) durante a 'Operação Fragmentação I'.
De acordo com o delegado Danúbio Dias, do DHPP, no ano passado o DHPP recebeu informações de que os assassinatos ocorridos em Teresina estavam sendo praticados por facções criminosas.
"O Departamento acabou descobrindo provas que há uma célula dessa facção atuava na zona Sul planejando mortes de rivais, traficando drogas e vendendo armas. Essa célula tinha uma estrutura organizacional definida, alguns membros eram responsáveis por avisar as regras da facção aos integrantes, outros fiscalizavam e outros exerciam de fato a atividade criminosa do grupo como venda de armas e drogas e outros membros praticavam os crimes violentos como homicídios", afirma o delegado.
Lista de presos:
Adrielly Rocha Sena, vulgo “Branquinha Surtada”;
Cléssio Gonçalves dos Santos, vulgo “Clessin”;
Fernando Carvalho do Nascimento, vulgo “Japão”;
Gleiciane Regina Nascimento Silva, vulgo “Gleyce”;
Roberth Miller Sousa Soares;
Wilson da Silva Barreto, vulgo “Nego Airton”.
Wilson, Robert e Fernando já estavam reclusos em presídios do estado. Um sétimo suspeito identificado como Janailton Sena Lima, vulgo “Pepeu”, está foragido.
Segundo a polícia, todos os suspeitos citados são membros da organização criminosa e teriam praticado o homicídio contra José de Sousa do Nascimento Filho, 16 anos, baleado no dia 13/09/2020 e morreu no dia 19/10/2020 no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
As investigações apontaram que o crime foi orquestrado por membros de uma organização criminosa que atua na Vila São José, zona sul de Teresina, que seria rival a facção na qual José de Sousa do Nascimento Filho pertencia. A polícia não divulgou o nome da organização criminosa no qual os presos são membros.