
Foi identificada a falsa médica presa pela Polícia Federal nessa segunda-feira (16), em Teresina. Trata-se de Iaponyra Soares Pereira de Sousa e Silva. Ela foi presa durante um evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Iaponyra iria se apresentar no evento ao ministrar uma palestra sobre saúde mental na sede da OAB Piauí. Ela se passava por neurologista, PHD e pesquisadora científica. A denúncia partiu da própria OAB, que suspeitou que a mulher exercia irregularmente a medicina e acionou o Conselho Regional de Medicina (CRM) e Polícia Federal.
O presidente da Comissão de Direito da Saúde, Williams Cardec, que também é médico, mediante contato com o presidente do CRM-PI, Dogoberto Silveira e a vice-presidente Miriam Palha Dias; bem como com o assessor jurídico, Ricardo Abdala, constataram que o registro que Iaponyra apresentava pertencia a uma médica que atuava em Miguel Alves.
“Fizemos uma busca nos nossos arquivos e verificamos que o CRM em que ela utilizava pertencia a outra pessoa. Acionamos a Polícia Federal e ela foi presa em flagrante, e agora vai prestar esclarecimentos para a Justiça”, informou Williams Cardec. A corregedoria da OAB-PI está acompanhando o caso.
Nas redes sociais, Iaponyra Sousa mantém um perfil privado, mas na descrição ela se diz médica, biomédica é enfermeira. Não se sabe ainda se ela realmente tem graduação em algumas dessas áreas.