
O empresário André Canuto Baía publicou em seu perfil no Instagram documento que o intima a comparecer ao 12º Distrito Policial na próxima quarta-feira (10) às 11h. Na delegacia ele vai prestar depoimento sobre o 'buzinaço', protesto com carros, realizado em frente à residência do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).
A manifestação aconteceu no dia 1 de junho, por volta das 18h. Uma carreata organizada por empresários que pediam o retorno das atividades comerciais na capital, mesmo com a pandemia e os decretos municipal e estadual para combate ao novo coronavírus, parou em frente à casa de Firmino. Lá realizaram buzinaço, tocaram músicas de protesto e gritaram contra o prefeito.
Em vídeo que o Piauihoje.com divulgou sobre a manifestação, um homem chegou a dizer "nós não vamos te deixar em paz, não, até você abrir o comércio".
Entretanto, André, que é suspeito de ter participado do ato, demonstrou não estar nem um pouco preocupado com a intimação emitida pelo delegado Ademar Canabrava, do 12º DP. "Intimação para depor versa sobre buzinaço na casa do prefeito Firmino Filho. Estamos 100% tranquilos. Lá estaremos na data e horário que o delegado Canabrava nos intimou", escreveu.
Na noite do buzinaço, Firmino Filho usou suas redes sociais para dizer que acionaria a Justiça. Ele recebeu do governador Wellington Dias e de diversos vereadores e entidades do Estado.
Confira o desabafo do prefeito a seguir:
Nesses quase 30 anos de vida pública, já enfrentei muitos adversários. Mas nunca, nunca, nenhum chegou ao ponto de agredir meu lar e minha família como acabou de acontecer em frente a minha casa.
Um desrespeito não apenas à minha mulher e aos meus filhos, mas também aos meus vizinhos, que há décadas me conhecem e são testemunhas do respeito que sempre tive pelo espaço privado das famílias.
Protestos, críticas e divergências fazem parte da vida pública das pessoas, mas nada justifica esse tipo de atitude vil e covarde, especialmente em momentos como esse, em que quase 100 teresinenses e 30 mil brasileiros perderam suas vidas pra COVID-19.
Os responsáveis por essa ação criminosa já foram identificados e terão que responder na justiça. Aos teresinenses, fortaleço ainda mais minha missão de lutar por cada vida nessa cidade. Vamos vencer juntos. E com honra.