O advogado Michel Alef Carvalho Amorim foi preso preventivamente na manhã desta segunda-feira (3), em ação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Polícia Civil do Estado do Piauí.
Em novembro do ano passado, ele foi flagrado em posse de quase 100kg de entorpecentes no porta malas de seu veículo, ocasião em que foi autuado em flagrante e teve sua prisão preventiva decretada em audiência de custódia. Após sua defesa impetrar um habeas corpus, alegando ilegalidade na fundamentação preventiva, ele foi solto pela Justiça piauiense.
A nova prisão foi decretada após a constatação de que o investigado descumpriu uma das condições impostas na sua liberdade provisória, que o proibia de se ausentar da comarca de Teresina sem autorização judicial.
Assim, a Polícia Civil representou pela revogação da liberdade provisória e nova decretação da prisão preventiva do investigado, que foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário.
Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão em sua residência na zona Norte de Teresina e na cidade de Timon-MA.
"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), foi devidamente comunicada sobre todas as medidas adotadas, garantindo ao investigado o pleno exercício de seus direitos. A prisão foi acompanhada por um advogado indicado pela própria OAB-PI, assegurando a transparência e legalidade do procedimento", informou a Polícia Civil do Piauí, em nota.
O caso
Preso pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o advogado Michel Alef esteve na sede do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) no dia 22 de novembro, representando um dos presos da operação deflagrada na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina.
Ao sair de lá, os policiais iniciaram o acompanhamento tático. O advogado se dirigia ao município de Timon, no Maranhão, e foi abordado no bairro Novo Horizonte, na zona sudeste da capital. Ele estava transportando cerca de 100 kg de maconha em seu veículo, organizados em caixas no porta-malas do carro.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o advogado estava sendo observado há alguns dias.
"Estávamos acompanhando esse indivíduo há alguns dias, pois ele é suspeito de envolvimento em ações de uma organização criminosa e tráfico de entorpecentes. Durante a abordagem ao seu veículo, encontramos as drogas escondidas em caixas no porta-malas. Vale ressaltar que esta operação foi planejada com base em informações detalhadas e uma investigação criteriosa", disse.
Fonte: SSP-PI