
Teresina (PI) - O influencer teresinense Ítalo Bruno, o Bruinin, foi preso na manhã desta quinta-feira (11) durante a operação "Jogo Sujo", deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Brunin acumula 680 mil seguidores no Instagram e está sendo acusado pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e jogos de azar.
Além dele, outras nove pessoas foram presas na operação que investiga acusados de obterem vantagem ilícita por meio da prática de jogos de azar e a ocultação de patrimônio na compra de bens diversos.
Brunin realizava sorteio de casas e veículos nas redes sociais. O influencer sorteava rifas no valor de R$ 0,25 centavos e R$ 0,40 centavos. A pessoa pagava pelo ponto na rifa com cartão ou via Pix, sendo que todo o procedimento era feito na modalidade online. Depois, ele postava fotos entregando as supostas premiações aos vencedores. O influencer ostentava uma vida de luxo.
A polícia cumpriu o total de 15 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar em Teresina. Foram apreendidos 13 motos e 7 carros, sendo alguns de luxo.
No decorrer das investigações, foram identificadas vultuosas movimentações financeiras entre indivíduos vinculados a uma facção criminosa, com fortes indícios da prática de crimes, tais como os de Organização Criminosa (art. 2 da Lei 12.850/13), Lavagem de Dinheiro (art. 1 da Lei 9.613/98) e Jogos de Azar (art. 50 da LCP), cujas penas de reclusão podem atingir até 18 anos de prisão.
O nome da operação faz referência à repressão de jogos de azar ilegais veiculados em redes sociais de grande alcance.
Brunin sendo preso