A Polícia Civil do Piauí irá solicitar à Justiça a alienação antecipada (venda rápida) de bens de luxo apreendidos na Operação Carbono Oculto 86. A lista inclui dois aviões, quatro carros importados e os postos de combustível que foram interditados por servirem de fachada para o PCC. O objetivo, segundo o delegado-geral Luccy Keiko, é evitar que esses patrimônios fiquem "encostados" nas delegacias perdendo valor, garantindo que o dinheiro arrecadado fique guardado em uma conta judicial até o fim do julgamento.
A Operação foi desencadeada em novembro de 2025, investiga um esquema de lavagem de dinheiro de R$ 5 bilhões ligado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) usando 49 postos de combustíveis espalhados pelo Piauí, Maranhão e Tocantins.

Além de esconder dinheiro do crime, os postos também lucravam com a venda de combustível adulterado e sonegação de impostos. O grupo estava, inclusive, construindo uma distribuidora própria entre Teresina e Altos para facilitar a logística do crime organizado no Nordeste.
Para cuidar de todo esse patrimônio, a polícia criou o Departamento de Recuperação de Ativos, que trabalha junto com o Judiciário para definir o que será feito com os valores. "No ano passado nós criamos o Departamento de Recuperação de Ativos, que é a pasta que cuida disso, ligada à Rede Recupera de Brasília. Temos em formatação um termo de cooperação com o judiciário e Ministério Público para tratar justamente sobre a alienação de bens", explicou Keiko

Além dos veículos e imóveis, a Justiça bloqueou R$ 5 milhões diretamente das contas dos investigados, entre eles os empresários Haran Santhiago e Danillo Coelho. Caso a venda seja autorizada, os aviões e carrões de luxo deixarão de ocupar espaço nos pátios policiais e o valor poderá, no futuro, ser revertido para o próprio estado.
"As delegacias ficam empilhadas de veículos, de bens apreendidos, de sequestro de valores e nós temos que dar uma destinação para eles. Nós estamos tratando já em fase final com o Tribunal de Justiça, como esses valores serão distribuídos depois de alienados", disse o delegado-geral.
Operação Carbono Oculto 86
Fonte: Tv Clube