O número de atendimentos e procedimentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) cresceu durante o período do Carnaval, em relação ao feriado do ano passado. Segundo o balanço divulgado nesta sexta-feira (20), entre a sexta-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, a unidade realizou 294 cirurgias, um volume 15% maior do que o registrado no mesmo período de 2025. Ao todo, foram 860 atendimentos gerais, consolidando um crescimento de 9% na demanda.
Segundo a diretoria do hospital, o aumento nas internações, que subiram 13%, reflete a gravidade dos casos que chegaram à urgência durante o feriado prolongado. Os acidentes de trânsito continuam sendo a principal preocupação das autoridades de saúde, com 146 registros, o que representa uma alta de 11%. No entanto, o dado que mais chamou a atenção foi o salto nos casos de agressão física: foram 21 ocorrências, um aumento de 31% em comparação ao Carnaval passado.
"O carnaval é historicamente um período de maior demanda para os serviços de urgência e emergência, especialmente em decorrência de acidentes de trânsito e episódios de violência. Mesmo diante do aumento nos atendimentos, nossas equipes estiveram reforçadas e preparadas para garantir assistência rápida e segura à população”, destacou o diretor técnico do HUT, Rogério Medeiros.
Mesmo com o hospital operando em capacidade máxima para casos de média e alta complexidade, a diretora geral do HUT, Aranucha Brito, reforçou que muitos desses atendimentos poderiam ter sido evitados com prevenção.
O HUT manteve o funcionamento ininterrupto, mas o foco agora é alertar a população sobre os perigos da mistura entre bebida e direção, que superlotou as salas de cirurgia. O hospital segue monitorando os pacientes internados para liberar leitos e normalizar o fluxo após o período festivo.
Fonte: PMT