Polícia

8 DE JANEIRO

Polícia Federal identifica suspeitos de financiar atos golpistas de 8 de janeiro

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 12 de busca pessoal em três estados

Da Redação

Quinta - 20/06/2024 às 10:47



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Ataques de 8 de janeiro em Brasília
Ataques de 8 de janeiro em Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma nova etapa da Operação Lesa Pátria nesta quinta-feira (20), visando identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes em Brasília foram invadidas e depredadas.

A PF está cumprindo 15 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de busca pessoal nos estados de Goiás (4), Mato Grosso do Sul (4) e Santa Catarina (19). Os alvos principais são empresários de Santa Catarina, suspeitos de financiar os atos em Brasília e de participar do bloqueio de estradas.

A operação também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, uma vez que os danos causados ao patrimônio público são estimados em até R$ 40 milhões.

"Os fatos investigados constituem, em tese, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", informou a PF em comunicado oficial.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: