
A segunda fase da Operação Retomada foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22), no Residencial Torquato Neto e em outras áreas da zona Sul de Teresina. A ação busca cumprir 144 mandados de busca e apreensão e combater a atuação de uma organização criminosa que está invadindo unidades habitacionais na região, além de cometer roubos e outros crimes graves.
No dia 6 de maio, uma grande operação policial foi deflagrada na mesma região após o ataque à casa de um policial militar e um churrasco promovido por uma facção criminosa para comemorar a execução de um rival. Na ocasião, as investigações apontaram que os criminosos utilizam imóveis do Residencial como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes.
Além disso, a facção costuma invadir apartamentos e expulsar moradores para transformar os imóveis em bases operacionais, realizando ameaças sistemáticas à população, com imposição do silêncio mediante coerção.
A ação desta quinta-feira (22) foi deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Pacto pela Ordem, com atuação integrada da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), e da Polícia Militar.
Também tem o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), além de unidades da Polícia Civil por meio da Diretoria de Operações Policiais (DEOP) e Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), também atuaram de forma conjunta na operação.
Fonte: SSP-PI