Polícia

OPERAÇÃO

Polícia faz mega operação para prender grupo que tentou matar PM e festejou assassinato

Policiais cumprem mais de 140 mandados no bairro Torquato Neto, na zona Sul de Teresina

Da Redação

Terça - 06/05/2025 às 08:00



Foto: Divulgação/SSP-PI DRACO deflagra megaoperação na zona Sul de Teresina
DRACO deflagra megaoperação na zona Sul de Teresina

Um ataque a casa de um policial militar e um churrasco promovido por uma facção criminosa após a execução de um rival estão entre os crimes que motivaram uma grande operação policial nesta terça-feira (6), na zona Sul de Teresina.

A ação resultou no cumprimento de 144 mandados de busca e apreensão, além de 14 de prisão, todos voltados ao desmonte de um núcleo criminoso com forte atuação no bairro Torquato Neto.

A "Operação Retomada", deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), teve início após um atentado a tiros contra a residência de um policial militar, seguido de tentativa de invasão. O policial foi surpreendido por criminosos armados que adentraram sua propriedade, evidenciando o nível de violência e ousadia da facção. O caso aconteceu na madrugada do dia 16 de março.

Em outro episódio, a organização criminosa roubou gado para realizar um churrasco comemorativo promovido pela organização criminosa, além da execução de Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, o "Barto', integrante de uma organização criminosa rival. Ele foi sequestrado, torturado e executado após ser identificado por meio da prática conhecida como "raio-x", utilizada internamente pela facção para reconhecer e eliminar rivais.

As investigações também apontaram que os criminosos utilizam imóveis como esconderijos, depósitos de drogas e pontos de comercialização de entorpecentes. Além disso, a facção costuma invadir apartamentos e expulsar moradores para transformar os imóveis em bases operacionais da organização criminosa. Ainda, o grupo criminoso realiza ameaças sistemáticas à população, com imposição do silêncio mediante coerção.

A operação integra o Pacto pela Ordem e contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), da Guarda Civil Municipal de Teresina, do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) e de diversas unidades da Polícia Militar, dentre elas o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o BEPI e o BOPE, atuando de forma coordenada para garantir a efetividade da ação.

Fonte: SSP-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<