Polícia

Organização criminosa aplica golpes através de mensagens em aplicativo no Piauí

Os criminosos estão usando perfis falsos de jornalistas no Whatsapp

Jéssica Libânio

Quinta - 26/11/2020 às 12:20



Foto: Divulgação Fique atento aos pedidos de ajuda em dinheiro
Fique atento aos pedidos de ajuda em dinheiro

Nessa semana, boletins de ocorrência apontam que criminosos estão se apropriando de identidade de jornalistas piauienses em um novo golpe virtual por meio de mensagens em aplicativo.

A Polícia Civil do Piauí investiga desde junho uma organização criminosa especializada na prática desse tipo de fraude. O golpe tem número crescente de vítimas em várias regiões do país.

Em Teresina, médicos, dentistas, esteticistas e outros profissionais da área da saúde já foram alvos. “O criminoso assume uma conta qualquer do Whatsapp, coloca a foto do usuário que ele quer tomar como identidade e em seguida começa a disparar mensagem para as pessoas do convívio desta pessoa pedindo a transferência em dinheiro”, explica José Anchieta, delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

Jornalista é vítima de crime virtual pelo Whatsapp
Fotos: Arquivo pessoal/Montagem Piauí Hoje

A jornalista Sávia Barreto foi uma das vítimas desse golpe. No dia 07 de novembro, ela fez um Boletim de Ocorrência na DRCI, pois na tarde desse dia ela foi informada pelo irmão que havia uma pessoa se passando por ela no Whatsapp e solicitando dinheiro à contatos familiares.

"Esta pessoa abordou uma prima que entrou em contato com meu irmão estranhando o fato de que um número com minha foto e meu nome havia solicitado dinheiro a ela pelo Whatsapp se passando por mim. O número utilizado não é o meu, pois tenho autenticação de dois fatores no meu telefone e, portanto, ele não foi clonado. Fiz postagem nas minhas redes sociais e espalhei para meus contatos informando sobre o golpe e solicitando que não depositem dinheiro a esse golpista", afirma Sávia, inclusive no boletim feito pela jornalista.

De acordo com delegado Anchieta, esse tipo de crime é uma espécie de trote dos tempos modernos, no qual é fundamental que os usuários do aplicativo fiquem atentos ao conteúdo das mensagens recebidas e em alerta para pedidos de depósitos bancários.  “Não façam transferências para contatos que você não conheça ou mesmo para pessoas conhecidas que não tenham o hábito de pedir empréstimo. A nossa dica de segurança é que você confirme por outro canal de comunicação, uma ligação ou outro meio, se realmente está falando com a pessoa certa”, previne o delegado.



Para os investigadores da Polícia Civil, os suspeitos criam perfis falsos utilizando-se de imagens e identificação de médicos, dentistas, promotores de justiça e juízes para enviar mensagens e pedidos de depósito bancários a parentes e pessoas próximas das vítimas. O acesso aos dados são obtidos por meio da compra das informações em sites na internet. 


Orientações para evitar o golpe:

• Fique atento as solicitações de dinheiro por mensagem;
• Procure chegar a veracidade com seu contato, preferencialmente por ligação;
• Desconfie de mensagem informando mudança de número;
• Suspeite de pedidos de empréstimo com urgência para contas de terceiros;
• Evite expor informações pessoalmente identificáveis nas redes sociais.

Fonte: Secretária de Segurança Pública do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: