
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 que precisam de atendimento especializado têm até esta quinta-feira (6) para fazer o pedido. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição, por meio da Página do Participante, com o envio da documentação que comprove a condição de saúde ou necessidade específica.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, “o participante que teve a documentação aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisará anexá-la novamente, caso a solicitação de atendimento seja a mesma em 2025”.
As inscrições para o Enem 2025 começaram no dia 26 de maio e se encerram no dia 6 de junho. Conforme o edital, durante as inscrições, têm direito ao atendimento especializado, os estudantes com:
- Baixa visão
- Cegueira
- Visão monocular
- Deficiência física ou auditiva
- Surdez
- Deficiência intelectual
- Surdez-cegueira
- Dislexia
- Déficit de atenção
- Transtorno do espectro autista
- Discalculia
- Diabetes
- Gestantes e lactantes
- Idosos
- Estudantes em classe hospitalar ou com outras condições específicas
O documento enviado deve estar em português, ser legível e conter informações como o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição ou o código da CID-10, além da assinatura e identificação do profissional competente, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em órgão correspondente.
O Inep alerta que há exceções. “Lactantes e estudantes em classe hospitalar precisam, obrigatoriamente, apresentar nova documentação a cada edição”, afirma o órgão. No caso da internação, a declaração do hospital deve atestar a disponibilidade de estrutura adequada para aplicação da prova.
Entre os recursos de acessibilidade oferecidos estão: provas em braile, prova ampliada e superampliada, sala individual, mobiliário adaptado, tempo adicional, leitor de tela e guia-intérprete. O uso de materiais próprios também é permitido, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, medidor de glicose, bomba de insulina e bolsa de colostomia. Todos os itens autorizados estão descritos no edital e serão vistoriados pelo chefe de sala nos dias de prova.
A participante que solicitar atendimento para lactante deve levar, nos dois dias de prova, um acompanhante adulto. “Esse acompanhante ficará em uma sala reservada e será responsável pela guarda do lactente. Isso significa que a mulher não poderá ter acesso à sala de provas acompanhada da criança”, esclarece o edital. O acompanhante também será submetido à revista eletrônica com detector de metais, e qualquer contato entre ele e a lactante será acompanhado por um fiscal.
As provas do exame nacional serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Fonte: Agência Brasil