Quatro pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Federal no Piauí, durante o período de 30 de setembro a 6 de outubro, data que corresponde à véspera das Eleições Municipais de 2024 ao dia em que aconteceu o pleito.
Nesse período, os policiais apreenderam R$ 149.950 em espécie, materiais de campanha, aparelhos eletroeletrônicos e documentos. A Polícia Federal também destacou a apreensão de R$ 1,5 milhão em espécie no dia 12 de setembro, por suspeita de crimes eleitorais.
Também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois na cidade de Teresina no sábado (5), e dois na cidade de Cristalândia no domingo (6).
Ao todo, nesse período, foram instaurados 49 procedimentos investigativos, sendo 11 em forma de inquéritos policiais e cinco em termos circunstanciados de ocorrência.
Os dados correspondem à Operação Eleições 2024 no Piauí, que buscou combater crimes eleitorais como propaganda irregular (boca de urna) e corrupção eleitoral (compra de votos).
A PF esclarece que os dados divulgados não englobam os das investigações de crimes eleitorais realizadas pela Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI), que atua nas eleições de forma supletiva nas cidades em que a Polícia Federal não pôde se fazer presente com equipes policiais próprias.
Fonte: Com informações da PF