O mercado de criptomoedas cresce de maneira exponencial, atraindo a atenção de investidores internacionais e players governamentais. Mesmo com a instabilidade econômica imposta pela pandemia e os efeitos provocados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, as moedas digitais baseadas na tecnologia blockchain são consideradas opções de investimentos arrojados e com alto potencial de lucratividade.
Além disso, a ausência de um órgão regulador como o Banco Central e a alta volatilidade não tiram o ímpeto dos adeptos das criptomoedas. Pelo contrário, eles acreditam cada vez mais que esse é um futuro sólido no mercado financeiro
Breve Histórico
Atualmente, existem mais de 6 mil criptoativos, de acordo com dados da consultoria especializada CoinMarketCap. O bitcoin (BTC), que foi criado em 2009 como uma alternativa à crise da época, foi a primeira criptomoeda e é a mais negociada no mundo, com uma valorização que ultrapassa a casa dos US$ 1 trilhão.
Inicialmente criada para funcionar como uma moeda paralela, visando a realização de transações de forma segura, autônoma, descentralizada e com rapidez, a moeda tornou- se ativo financeiro, em função da sua volatilidade.
Em função do cenário de instabilidade econômica, a criptomoeda chegou a ser considerada por alguns investidores como uma reserva de valor. Nos países com dificuldades financeiras, ela chegou a ser apelidada de “ouro digital”.
Negociação de moedas digitais
As negociações de criptomoedas podem ser realizadas entre compradores e vendedores. Porém, a prática mais comum do mercado é essa transação acontecer por meio de plataformas conhecidas como exchanges de criptomoedas que costumam cobrar taxas por cada operação, cujo percentual pode variar conforme a política de cada uma delas.
Elas são corretoras de exchanges e as maiores companhias do ramo estão localizadas no exterior, mas já existem players brasileiros com sólida expertise no segmento.
Ao contrário do mercado de ações, que tem algumas bolsas de valores como referência para negociação de ativos, as criptomoedas podem ser negociadas e vendidas de maneiras diversas, durante 24 horas por dia, sete dias por semana.
Acompanhamento da cotação das criptomoedas
No que diz respeito às criptomoedas, as pessoas passam tempo significativo procurando aquelas lançadas recentemente, com perspectivas mais interessantes, ou buscando aquela que está mais subvalorizada.
Neste contexto, os investidores vão atrás de diferentes mecanismos para potencializar seu potencial de investimento. Como os processos de negociação são variados, não existe um preço único para cada ativo. Neste aspecto, podem existir diferenças de negociação entre uma plataforma e outra.
Mesmo assim, é possível fazer uma projeção sobre as mais diversas cotações. Um exemplo é a plataforma CoinMarketCa, que mostra o volume das principais corretoras do mundo, quais moedas são tendências no momento, entre outros aspectos.
Alguns serviços permitem que os investidores o investidor encontrem o melhor valor de compra e venda de uma criptomoeda em várias corretoras diferentes, possibilitando uma operação chamada arbitragem.
Nessa estratégia de investimento, um mesmo ativo é comprado em um local com uma cotação mais baixa para ser vendido em outro com maior valorização.