Polícia

HOMICÍDIOS

Cidade de Avelino Lopes terá reforço policial para conter onda de assassinatos

Três homens foram assassinados com vários tiros em apenas 48 horas no município

Da Redação

Domingo - 18/02/2024 às 19:40



Foto: Divulgação Forças de Segurança Pública auxiliarão no combate ao crime em Avelino Lopes
Forças de Segurança Pública auxiliarão no combate ao crime em Avelino Lopes

Atualizada às 19h40

Teresina (PI) - Com três assassinatos registrados em apenas 48 horas, os 12 mil habitantes de Avelino Lopes, no Sul do Piauí, estão apavorados com tamanha violência. Em razão disso, a  Secretaria da Segurança Pública do Piau í(SSP-PI) publicou, neste domingo (18), portaria instituindo esforço concentrado de atuação das Forças de Segurança Pública nas cidades de São Raimundo Nonato e Avelino Lopes, região Sul do Estado, por 30 dias. O objetivo é combater a atuação de organizações criminosas, especializadas em tráfico de drogas, assaltos e assassinatos, nos municípios.

Foram enviados policiais da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) para realização de operações especiais nos municípios, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Diretoria de Inteligência (Dint).  As equipes irão coibir a criminalidade, investigar os casos e aumentar reforços no município.

“Estamos enviando policiais para a região, onde está sendo realizado um esforço concentrado nas áreas de São Raimundo Nonato e Avelino Lopes pelos próximos 30 dias. Iremos empreender todos os esforços para coibir qualquer prática criminosa na região e garantir tranquilidade para a população”, afirma o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Os homicídios

O primeiro homicídio ocorreu na tarde de sexta-feira (16), quando um homem identificado como Emerson de Sousa Santos, conhecido como Paçoca, foi morto a tiros ao ser abordado por dois motoqueiros na frente de um comércio. A vítima tentou fugir e entrou para o estabelecimento, mas acabou sendo baleada com mais de 20 tiros e morreu no local. Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados. 

Já na tarde de sábado (17), um homem ainda não identificado foi assassinado a tiros em uma estrada vicinal na zona rural do município. O homicídio foi filmado pelos próprios executores e as imagens circulam na internet. 

A vítima é obrigada a caminhar pela estrada com as mãos na cabeça e os criminosos iniciam a sequência de tiros. Em seguida, o homem cai no chão e morre no local. O corpo foi encontrado por populares que passavam pelo local e acionaram a polícia. 

O corpo foi encontrado na estrada por populares que passavam pelo local / Foto: Reprodução

O caso mais recente aconteceu na manhã deste domingo (18). A vítima foi um homem identificado apenas como Geovane, que foi morto a tiros enquanto consumia bebida alcoólica em um bar na companhia de outros dois homens.  

Geovane estava sentado conversando com colegas quando o assassino desceu da garupa de uma moto com uma arma de fogo em punho e já foi apontando para ele, que foi baleado e morreu. Outro homem que estava no bar foi atingido na perna e foi levado para atendimento médico. Uma criança testemunhou o crime.

Após os disparos, o criminoso fugiu com o comparsa em uma moto e ainda não foram identificados. 

O promotor de justiça Rômulo Cordão disse que trabalhou e morou durante três anos em Avelino Lopes e que sempre existiu um forte vínculo entre os criminosos da cidade com uma famosa facção paulista.

"Eles viajavam para São Paulo praticavam muitos delitos lá e depois se refugiavam nesse rincão isolado do Piaui. Aqui praticavam novos crimes e depois fugiam para São Paulo. Sempre houve esse intercâmbio do crime entre Avelino Lopes e São Paulo. Muitos destes foram processados e presos por nós, depois soltos, voltavam no outro dia para a vida do crime, quase todos dessa época morreram assassinados por rivais ou em confronto com a polícia", declarou o promotor em suas redes sociais. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: