Polícia

Caminhão com carga de madeira ilegal é apreendido pela PRF na BR-316

O veículo havia sido carregado em Tailândia (PA) e teria como destino a cidade de Recife (PE).

Da Redação

Sexta - 03/02/2023 às 08:54



Foto: Divulgação/PRF Caminhão apreendido
Caminhão apreendido

Um caminhão com uma carga de madeira ilegal foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (02), na BR-316, em Valença do Piauí. A carga ilegal vinha do estado do Pará (PA).

De acordo com a PRF, ao realizarem a abordagem no caminhão os policiais constataram que o motorista não possuía a documentação necessária para o transporte da carga, nota fiscal e nem mesmo a Guia Florestal com informações sobre a origem da madeira e sua liberação.

Ainda de acordo com a PRF, o veículo transportava 8,85 m³ de madeira serrada sem a devida documentação legal. O condutor, um homem de 27 anos que não teve a identidade revelada, não possuía habilitação para condução de veículos de carga (categoria C).

Para os policias, o motorista contou que a carga ilegal seria usada para o pagamento de uma dívida própria. O veículo havia sido carregado em Tailândia (PA) e teria como destino a cidade de Recife (PE). O veículo e a carga permaneceram retidos no posto da PRF de Valença à disposição do órgão ambiental competente.

O motorista responderá pelo crime ambiental tipificado no Art. 46 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) devido ao transporte de madeira sem licença válida por todo o percurso. Assim, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele deverá comparecer a uma audiência judicial quando convocado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: