Polícia

CAÇA ILEGAL

Caçadores são presos com 15 animais silvestres mortos na Serra da Capivara; 2º caso em 24h

Suspeitos portavam tatus, gambás, preás, pombas e um tamanduá-mirim abatidos

Da Redação

Sexta - 04/07/2025 às 11:15



Foto: Divulgação Caçadores
Caçadores

15 animais silvestres abatidos foram apreendidos e três homens presos em flagrante por caça ilegal durante uma operação da Polícia Militar do Piauí, realizada nessa quinta-feira (3) na localidade Veneza, zona rural de Coronel José Dias. A ação ocorreu em uma área de amortecimento do Parque Nacional Serra da Capivara e foi conduzida pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).

A equipe policial já monitorava a região após uma apreensão anterior, quando dois caçadores haviam sido detidos. Durante nova incursão, os agentes identificaram movimentação suspeita na mata e realizaram vigilância no local. Poucas horas depois, abordaram três indivíduos portando animais mortos e equipamentos utilizados na atividade criminosa.

Entre os animais encontrados estavam seis tatus, quatro gambás, dois preás, duas pombas e um tamanduá-mirim. Também foram apreendidos uma espingarda artesanal, facões e lanternas.

Segundo o capitão Odair, comandante da 1ª CIPA, a movimentação na mata indicava a presença de outros caçadores, o que motivou a ação de espera por parte da equipe.

“Observamos indícios de que havia outro grupo por perto. A equipe aguardou em local estratégico e conseguiu realizar a abordagem, onde foram encontrados os animais abatidos e apetrechos de caça. Inclusive, um dos indivíduos presos seria autor de um vídeo que estava circulando nas redes sociais, no qual ele ostentava o abatimento de vários animais. Após todas as constatações, os acusados foram encaminhados à DPC, para confecção do Auto de Prisão em Flagrante”, destacou o oficial.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato e autuados com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). O material apreendido foi encaminhado para análise e o caso seguirá sob investigação.

Segundo caso em menos de 24h

Na madrugada do mesmo dia, dois caçadores foram detidos na zona rural de Coronel José Dias com um tatu abatido e diversas ferramentas usadas para caça, como facões, lanternas, pá, cavador e perneiras. A prisão ocorreu também na área de amortecimento do Parque Nacional Serra da Capivara, uma das unidades de conservação mais importantes do país.

Matéria relacionada:

  1. Dois homens são presos por caça ilegal no Parque Nacional Serra da Capivara
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: