Polícia

Bandidos invadem aeroporto e roubam avião no Piauí

De acordo com a Polícia, seis homens encapuzados participaram da ação. A PF participa das investigações

Da Redação

Sábado - 14/01/2023 às 13:03



Foto: Divulgação O avião roubado é igual ao da foto
O avião roubado é igual ao da foto

O avião monomotor modelo Cessna 206, prefixo PT-DQF, foi roubado na madrugada deste sábado (14) do hangar do Clube de Ultraleve, na Estrada da Cacimba Velha, na zona Leste de Teresina.

De acordo com a Polícia Civil, seis homens armados até com metralhadora e encapuzados renderam o vigia do aeródromo e a esposa dele, pegaram as chaves do hangar, tiraram a aeronave e decolaram com o avião, que custa R$ 2 milhões.

O caso está sendo investigado pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), em parceria com a Polícia Federal. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi comunicada do roubo da aeronave no início da manhã. 

A Polícia diz que nem todos os homens que participaram da ação decolaram na aeronave.

O dono do Cesna o neurologista Jacinto Lay, se disse impressionado com a ousadia dos ladrões. Ele havia comprando o avião em 2009.

"Nunca pensei que iriam roubar um avião. É a primeira vez que ouço falar disso aqui no estado. A sensação é de insegurança, impotência, é muito triste o que aconteceu", declarou Lay à imprensa.

O médico disse que soube do roubo através de um amigo piloto, por volta das 5 horas. Policiais acreditam que os criminosos tinham informação de que o avião estaria no local e têm experiência em aviação para roubar uma aeronave desse porte.

A aeronave está impedida de voar porque o Certificado De Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), está vencido desde de novembro de 2020.

A hipótese é de que o avião tenha sido roubado para o uso no tráfico de drogas, porque esse tipo de aeronave suporta bastante peso, cerca de 800 quilos, e pousa em pistas curtas.

Jacinto Lay com o avião que comprou em 2009. Foto obtida via Instagram

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: