Municípios

Sasc realiza o I Seminário Regional de Direitos Humanos em Castelo em março

O evento será realizado no Polo da Universidade Aberta do município de Castelo, a partir das 8h, nos dias 17 e 18 de março

Redacão

Sexta - 13/03/2020 às 10:10



Foto: Ascom Reunião de planejamento do Seminário Regional de Castelo
Reunião de planejamento do Seminário Regional de Castelo

A Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com a prefeitura de Castelo do Piauí, realiza, nos dias 17 e 18 de março, o I Seminário Regional de Direitos Humanos, com o tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas. O evento será realizado no Polo da Universidade Aberta do município de Castelo, a partir das 8h.
A realização dos seminários faz parte do Programa de Formação de Multiplicadores em Direitos Humanos da Sasc, e visa levar informação e orientação sobre os Direitos Humanos para os municípios, formando multiplicadores entre os gestores, servidores públicos, profissionais de CRAS e CREAS, educadores sociais, conselheiros, professores da rede pública, estudantes de graduação, lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais, sindicalistas, agentes das redes de saúde, jovens que participem de grupos políticos, esportivos ou culturais, organizações não governamentais, terceiro setor e outros.
O credenciamento para o evento pode ser realizado na Secretaria Municipal da Assistência Social de Castelo do Piauí ou no local do evento antes do início das atividades. O Polo Universidade Aberta fica localizado na Rua Joaquim Távora, 537-Centro Castelo do Piauí.
O objetivo principal dos seminários é possibilitar uma reflexão sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos no Piauí e as estratégias de enfrentamento das múltiplas violências, abrindo debates para temas como Direitos Humanos na atualidade e a execução de políticas públicas, ações e estratégias coletivas de enfrentamento de violências, e a educação em Direitos Humanos, de maneira interdisciplinar e multidimensional sensibilizando profissionais das diversas políticas públicas para o atendimento comprometido com a causa dos Direitos Humanos.
A Solenidade de abertura do evento acontece no dia 17, às 9h. A programação segue com uma apresentação cultural e a palestra “Direitos Humanos e Políticas Públicas, a articulação com a Assistência Social, Saúde, Educação”, que será ministrada pela superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaína Mapurunga. Às 14h30 terá inicio a palestra “Direitos Humanos, políticas públicas para a População LGBTQI+”, que será apresentada pelo Coordenador do Centro de Referência LGBTQ+ Raimundo Pereira , Vitor Kozlowski.
“Direitos Humanos, igualdade racial e respeito religioso construindo caminhos para o diálogo” será o tema da mesa redonda que terá início às 15h30 e contará com a participação da diretora das Defensorias Públicas Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite, da diretora de Direitos Humanos, Conceição de Maria Sousa e Silva e do coordenador de Enfrentamento a Intolerância Religiosa, Ítalo Ransley Gomes Feitosa.
A programação segue no dia 18, abordando o tema Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos – estudos de casos e experiências práticas. O estudo será apresentado pelo coordenador do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos – CEEDHPI e Conselheiro Nacional do Movimento de Direitos Humanos-MNDH, Raimundo Nonato Sousa e pela gerente Estadual de Educação em Direitos Humanos, Irayldes Marques.
A superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaína Mapurunga reforça que os seminários são também momentos para planejamento das atividades coletivas anuais: “ FALA DA JANAINA SOBRE A REALIZAÇÃO DOS SEMINARIOS EM OUTROS MUNICIPIOS”
O encerramento do Seminário de Direitos Humanos está previsto para o meio dia, com a presença de todos os parceiros e apresentação dos resultados dos debates.
O credenciamento para o evento pode ser realizado na Secretaria Municipal da Assistência Social de Castelo do Piauí ou no local do evento. O Polo Universidade Aberta fica localizado na Rua Joaquim Távora, 537-Centro Castelo do Piauí.

Programa de Formação de Multiplicadores em Direitos Humanos

SEMINÁRIO REGIONAL: Direitos Humanos e Políticas Públicas 

Castelo – PI

17 e 18 de Março de 2020

Objetivo Geral: refletir sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos no Piauí e as estratégias de enfrentamento das múltiplas violências.

Objetivos específicos: 

  • Debater sobre Direitos Humanos na atualidade e a execução de políticas públicas;
  • Discutir com parceiros locais e defensores dos Direitos Humanos ações e estratégias coletivas de enfrentamento de violências;
  • Discutir a educação em Direitos Humanos, de maneira interdisciplinar e multidimensional sensibilizando profissionais das diversas políticas públicas para o atendimento comprometido com a causa dos Direitos Humanos.

17 de Março

8:00 h às 9h- Credenciamento 

9:00 h – Abertura Solene

9:30min – Apresentação Cultural.

10:00 h – Palestra -Direitos Humanos e Políticas Públicas, a articulação com a Assistência Social, Saúde, Educação.

Superintendente de Direitos Humanos da SASC / Profa. Ma. Janaína Mapurunga Bezerra de Miranda

12 h -Intervalo

14:00 h – Dinâmica de integração

14:30 min - Direitos Humanos, políticas públicas para a População LGBTQI+

Coordenador do Centro de Referência  LGBTQ+ “Raimundo Pereira” - Vitor Sampaio Kozlowski Ferreira

15:30 min- Direitos Humanos, igualdade racial e respeito religioso construindo caminhos para o diálogo.

Diretora das Defensorias Públicas Regionais - Dra. Karla Araújo de Andrade Leite

Diretora de Direitos Humanos – Conceição de Maria Sousa e Silva

Coordenador de Enfrentamento a Intolerância Religiosa – Ítalo Ransley Gomes Feitosa

18 de Março

8h:30 min 

Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos – estudos de casos e experiências práticas

Coordenador do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos – CEEDHPI – Raimundo Nonato Sousa e Conselheiro Nacional do Movimento de Direitos Humanos-MNDH. 

Gerente Estadual de Educação em Direitos Humanos – Irayldes Marques.

10:00 h - Trabalho em grupo - planejamento de atividades coletivas anuais

12:00 h -Mesa de Encerramento com a presença de todos os Parceiros.

Público Alvo:

            Servidores públicos, profissionais de CRAS e CREAS, educadores sociais, conselheiros, professores da rede pública, estudantes de graduação,lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais, sindicalistas, agentes das redes de saúde, jovens que participem de grupos políticos, esportivos ou culturais, organizações não governamentais, terceiro setor e outros.

Nº de vagas:100 vagas

Realização:

 Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Local:Polo Universidade Aberta

            Rua Joaquim Távora, 537-Centro Castelo do Piauí

Fonte: ascom Sasc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: