
O rio Marataoan, em Barras, no Norte do Piauí, atingiu a cota de inundação e transbordou nesse domingo (07) devido as fortes chuvas registradas na região. De acordo com o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado nesta segunda-feira (08) o rio atingiu 4,44 metros e deve chegar a 4,45 ainda hoje. O nível de inundação do rio é de 4,20 metros, ou seja, o rio está 25 centímetros acima do limite.
O rio Longá, em Esperantina, no Norte do estado, também excedeu a cota de inundação. O nível de inundação na cidade é de 7,40 m e o rio está em 7,74. Segundo o CPRM, a expectativa é que o nível reduza para 7,72 metros hoje. Pelo menos seis famílias ribeirinhas tiveram que sair de suas casas nesse domingo depois que a água do rio invadiu as residências.
Em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba está em nível de alerta. Atualmente o rio está em 5,45 metros e pode atingir 5,54 metros ainda hoje. O nível de inundação do rio Parnaíba na cidade é de 5,70 metros.
Em Teresina a situação é mais tranquila quando comparada ao Norte do Estado. Ainda segundo o CPRM, o rio Parnaíba, na capital, permanece na cota de atenção, no entanto deve subir 26 centímetros nas próximas horas. O nível do rio Parnaíba está em 4,84 metros e pode chegar a 5,10 metros hoje.
Ainda em Teresina, o rio Poti também segue na cota de atenção. Deve haver uma redução no nível do rio hoje, saindo dos 6.18 metros para 6,10 metros.