Municípios

CHEIAS DOS RIOS

Rios Marataoan e Longá ultrapassam cota de inundação em Barras e Esperantina

Em Esperantina, já há registro de famílias desabrigadas após o rio transbordar

Da Redação

Segunda - 08/04/2024 às 08:24



Foto: Reprodução Cheia do rio Marataoan em Barras
Cheia do rio Marataoan em Barras

O rio Marataoan, em Barras, no Norte do Piauí, atingiu a cota de inundação e transbordou nesse domingo (07) devido as fortes chuvas registradas na região. De acordo com o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado nesta segunda-feira (08) o rio atingiu 4,44 metros e deve chegar a 4,45 ainda hoje. O nível de inundação do rio é de 4,20 metros, ou seja, o rio está 25 centímetros acima do limite. 

O rio Longá, em Esperantina, no Norte do estado, também excedeu a cota de inundação. O nível de inundação na cidade é de 7,40 m e o rio está em 7,74. Segundo o CPRM, a expectativa é que o nível reduza para 7,72 metros hoje. Pelo menos seis famílias ribeirinhas tiveram que sair de suas casas nesse domingo depois que a água do rio invadiu as residências.

Em Luzilândia, o nível do rio Parnaíba está em nível de alerta. Atualmente o rio está em 5,45 metros e pode atingir 5,54 metros ainda hoje.  O nível de inundação do rio Parnaíba na cidade é de 5,70 metros.

Em Teresina a situação é mais tranquila quando comparada ao Norte do Estado. Ainda segundo o CPRM, o rio Parnaíba, na capital, permanece na cota de atenção, no entanto deve subir 26 centímetros nas próximas horas. O nível do rio Parnaíba está em 4,84 metros e pode chegar a 5,10 metros hoje. 

Ainda em Teresina, o rio Poti também segue na cota de atenção. Deve haver uma redução no nível do rio hoje, saindo dos 6.18 metros para 6,10 metros.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: