Municípios

TURISMO

Tanque do Piauí leva diversidade turística e autenticidade à Fetur 2025

Com destaque para o turismo religioso, esportivo, cultural e gastronômico, cidade quer atrair investimentos e fortalecer seu lugar no mapa do turismo regional

Da Redação

Quarta - 07/05/2025 às 16:42



Foto: Prefeitura de Tanque do Piauí Tanque do Piauí
Tanque do Piauí

O município de Tanque do Piauí, a 214km de Teresina, é um dos destaques da Feira de Turismo – Edição Piauí (Fetur), que acontece nos dias 08 e 09 de maio, no Centro de Convenções da capital. 

Com a campanha institucional "Em Cada Canto, Um Encanto", a cidade aposta em um estande sensorial para apresentar toda a sua diversidade turística ao trade do setor.

A proposta é mostrar a riqueza cultural e natural de Tanque por meio de um catavento colorido, onde cada cor simboliza uma vertente do turismo: verde para natureza, amarelo para esporte e aventura, vermelho para gastronomia, azul para o turismo religioso e laranja para o histórico-cultural e de eventos. A identidade visual traduz o espírito do município: plural, autêntico e repleto de encantos ainda pouco explorados.

Em visita ao Portal Piauí Hoje, o secretário de Comunicação, Thiago Cunha, reforçou o potencial do município em atrair investimentos e consolidar-se como destino turístico regional. 

“Tanque tem atrações que vão do turismo de natureza ao cultural e religioso. Nos festejos de Nossa Senhora da Conceição, que acontecem de 27 de novembro a 9 de dezembro, por exemplo, a cidade chega a triplicar sua população, reunindo até 8 mil pessoas em uma comunidade que fica praticamente deserta o restante do ano”, contou.

Outro destaque é o turismo esportivo. O município realiza o Tanque MTB, etapa do campeonato piauiense de mountain bike, que já atraiu campeão brasileiro à cidade. 

“Além da competição, os atletas são presenteados com cenários incríveis. Ano passado, o percurso teve como pano de fundo o aldeamento indígena de São João de Sene; este ano, foi a região do Salobro e Carro Velho, locais também marcados pela tradição dos festejos religiosos”, explicou o secretário.

Na gastronomia, Tanque do Piauí carrega o título de capital da fava. Cerca de 80% da fava consumida em Teresina vem de lá. “A fava não é só tradição, é economia. Um saco de 60kg pode custar até R$ 1.200 e movimenta uma parte importante da renda do município”, destacou.

Thiago Cunha destacou que a Fetur não é uma feira voltada diretamente ao público turista, mas ao trade do turismo, reunindo agências, operadoras, companhias aéreas, secretarias e empreendedores da área. “Nosso objetivo é mostrar aos profissionais e investidores do setor que Tanque do Piauí tem muito a oferecer e está pronto para ser explorado como destino turístico completo”, finalizou.

A Fetur 2025 é uma realização da Fecomércio Piauí, Sesc e Senac, com correalização da ABBTUR-PI, apoio da VM Experience, VM Marina Club, Casa de Santo Antônio e Bobs Boutique; e patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), Sebrae, Hotel Serra da Capivara e Centro de Convenções de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<