Municípios

Rio Longá atinge cota de inundação e alaga áreas em Esperantina

A cota atual é de 7,51 m, com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas

Da Redação

Sexta - 31/03/2023 às 16:18



Foto: Reprodução/Redes Sociais Cheia do Rio Longá alaga cidade de Esperantina
Cheia do Rio Longá alaga cidade de Esperantina

A forte chuva que caiu no final da noite de quinta-feira (30) e no início da madrugada desta sexta-feira (31) elevou o nível das águas do Rio Longá, em Esperantina, na região norte do Piauí, que entrou em cota de inundação. A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

"Os órgãos competentes devem se manter em alerta quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação, como em Esperantina", informou o CPRM.

A cota atual é de 7,51 m (11 cm acima da cota de inundação), com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,63 m, continuando em cota de inundação e ficando 23 cm acima da cota de inundação.

Já os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta. Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,44 m, em situação de normalidade, sendo prevista a redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,89 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina e Timon-MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,84 m, sendo previsto que o nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 3,84 m, continuando em situação de normalidade.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,27 m, devendo ter o nível reduzido nas próximas 12 h para valores em torno de 5,22 m, continuando em cota de alerta, ficando 48 cm abaixo da cota de inundação.

A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, em Teresina, é de 4,36 m e deverá sofrer redução nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,28 m, continuando em situação de normalidade.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,04 m e deve sofrer diminuição do nível nas próximas 8 horas, e ficar em 4,00 m, continuando em cota de alerta com 20 cm abaixo da cota de inundação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: