Um professor da rede municipal de ensino de Picos foi afastado após a repercussão de um vídeo publicado por ele, onde ironiza o atentado sofrido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no sábado (13).
O professor Deivison Moura Chagas fez um paralelo entre a tentativa de assassinato de Trump com a facada sofrida por Bolsonaro, em 2018, durante a campanha para presidência. Bolsonaristas divulgaram o vídeo do professor e repercutiram o caso nas redes sociais.
"Rapaz, a galera pior de mira que eu já vi na vida foi a galera da esquerda, porque vai dar uma facada num cara, acerta num lugar onde nem sangue tem. Aí vai dar tiro num cara, numa cabeça daquele tamanho, não acerta a cabeça. Quem estava depois do cara não foi atingido e ninguém viu bala. Minha gente, no Brasil, ainda tentaram fazer funcionar em 2018, até meio que funcionou, porque o inelegível foi eleito. Mas agora, meu Deus do céu, essa galera da esquerda tem que treinar a mira", disse o professor no vídeo.
Após a repercussão, o professor publicou um outro vídeo, se retratando e pedindo desculpas. "Eu, na verdade, fui infeliz na forma como eu me referi, mas quando eu falei aquilo ali, só tinham chegado informações preliminares. Não tinha notícia de vítima fatal e quando veio a notícia de que havia vítimas fatais, a primeira coisa que eu fiz logo de cara foi excluir o vídeo, uma vez que eu jamais, em momento algum, desejo a morte de ninguém, ou vou ficar feliz com a morte de quem quer que seja", afirmou o professor.
Mesmo com as redes sociais suspensas atendendo à legislação eleitoral, a Prefeitura de Picos publicou nota no Instagram, informando sobre o afastamento do professor.
O atentado
Donald Trump ficou ferido após ser alvo de um atentado em um comício, na Pensilvânia, no sábado (13). Durante os disparos, Trump levou a mão à orelha e se abaixou. Na sequência, agentes do Serviço Secretos dos Estados Unidos protegeram o republicano, que foi retirado do local instantes depois.
Confira a nota da Prefeitura de Picos:
Em virtude da grave repercussão nas redes sociais envolvendo um vídeo de um professor da rede pública municipal de ensino, no qual este zomba do grave atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e um inocente americano foi morto, o Município de Picos vem a público informar que determinou a abertura de um processo administrativo para apurar os fatos.
Além disso, informamos que o Município decreta o afastamento cautelar imediato do referido professor, em virtude da gravidade dos fatos, até o encerramento da sindicância, tendo em vista que о professor, em sala de aula, é um formador de opinião de uma audiência cativa de crianças e adolescentes.
Ressaltamos que o Município de Picos se pauta pela preservação da vida e pelo respeito aos valores fundamentais da dignidade humana e da convivência harmoniosa.
Reiteramos nosso compromisso com uma educação de qualidade, baseada no respeito mútuo e na ética.
Contamos com a compreensão e o apoio de todos para que este episódio seja esclarecido de maneira justa e transparente.