RISCO ALTO

Piauí tem três municípios com risco de inundações e enxurradas

Em Buriti dos Lopes, no Norte do Estado, o risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias, pelo aumento do nível das águas do Rio Parnaíba


Município de Buriti dos Lopes ficou inundado em 2019

Município de Buriti dos Lopes ficou inundado em 2019 Foto: Arquivo/Autoria desconhecida

 Os municípios de Buriti dos Lopes, São José do Divino e Caxingó estão sob alerta de "risco alto" para inundações de acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Segundo dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais na noite dessa terça-feira (10), os três municípios correm risco de inundações e enxurradas, principalmente, para as comunidades ribeirinhas. 

Em Buriti dos Lopes, no Norte do Estado, a situação é preocupante. O risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias devido ao aumento do nível das águas do Rio Parnaíba e seus afluentes, podendo atingir a zona rural do município, nas localidades Barra do Longá, Vila Iracema, Passagem Canoa, Ponte Jandira, Várzea do Simão e Vila São Remígio. A elevação dos rios Longá e Piracuruca colocam em risco principalmente os bairros Centro e Bom Jesus, em Caxingó, onde cerca de 98 moradias estão localizadas em áreas em risco, assim como 100 moradias em São José do Divino, nas localidades Centro, Triunfo, Botaque e Brancas.

No município de Luzilândia, também na região Norte, há risco “moderado”, o que não descarta os riscos alertados de inundações, que podem colocar em risco 800 moradias.   Os Planos de Contingência municipais devem ser colocados em prática com o intuito de verificar os riscos e encontrar local seguro para a população.  A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros estão em total alerta para atuar de forma a atender as necessidades da população das áreas de risco.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu alerta de chuva para os municípios de São José do Divino, Caxingó, Buriti dos Lopes e Luzilândia. Pessoas que moram em áreas de risco devem procurar um local seguro. Para emergência, o número é 193.


Fonte: Ascom Defesa Civil

Próxima notícia

Dê sua opinião: