Municípios

Piauí tem três municípios com risco de inundações e enxurradas

Em Buriti dos Lopes, no Norte do Estado, o risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias, pelo aumento do nível das águas do Rio Parnaíba

Da Redação

Quarta - 11/03/2020 às 08:41



Foto: Arquivo/Autoria desconhecida Município de Buriti dos Lopes ficou inundado em 2019
Município de Buriti dos Lopes ficou inundado em 2019

 Os municípios de Buriti dos Lopes, São José do Divino e Caxingó estão sob alerta de "risco alto" para inundações de acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Segundo dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais na noite dessa terça-feira (10), os três municípios correm risco de inundações e enxurradas, principalmente, para as comunidades ribeirinhas. 

Em Buriti dos Lopes, no Norte do Estado, a situação é preocupante. O risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias devido ao aumento do nível das águas do Rio Parnaíba e seus afluentes, podendo atingir a zona rural do município, nas localidades Barra do Longá, Vila Iracema, Passagem Canoa, Ponte Jandira, Várzea do Simão e Vila São Remígio. A elevação dos rios Longá e Piracuruca colocam em risco principalmente os bairros Centro e Bom Jesus, em Caxingó, onde cerca de 98 moradias estão localizadas em áreas em risco, assim como 100 moradias em São José do Divino, nas localidades Centro, Triunfo, Botaque e Brancas.

No município de Luzilândia, também na região Norte, há risco “moderado”, o que não descarta os riscos alertados de inundações, que podem colocar em risco 800 moradias.   Os Planos de Contingência municipais devem ser colocados em prática com o intuito de verificar os riscos e encontrar local seguro para a população.  A Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros estão em total alerta para atuar de forma a atender as necessidades da população das áreas de risco.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu alerta de chuva para os municípios de São José do Divino, Caxingó, Buriti dos Lopes e Luzilândia. Pessoas que moram em áreas de risco devem procurar um local seguro. Para emergência, o número é 193.


Fonte: Ascom Defesa Civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: