
O padre José Washington Barros Mesquita, da Paróquia de São José, no município de Brejo do Piauí, foi indiciado pelo crime de estupro contra uma mulher de 27 anos. O caso ocorreu em julho deste ano e ocorre sob segredo de justiça.
A Diocese de São Raimundo Nonato informou que foi surpreendida pelo suposto delito cometido pelo padre e que está tomando todas as providências devidas. O Bispo de São Raimundo Nonato, Dom Ronilton Souza de Araújo, determinou o afastamento do sacerdote de todas as atividades eclesiásticas.
A vítima denunciou o crime à Polícia Civil e a investigação ficou por conta da delegada Amária Sousa, da Delegacia de Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Canto do Buriti. A delegada pediu a prisão preventiva do padre, mas a justiça negou.
Um dia após a acusação, o sacerdote compareceu à 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Canto do Buriti, acompanhado de seu advogado, mas permaneceu em silêncio. Agora, o inquérito foi concluído e encaminhado ao Ministério Público.
Em nota, a Diocese de São Raimundo Nonato informou que a Paróquia de São José encontra-se sem pároco no momento, mas que o padre Manoel Messias Nunes Sobreira está sendo transferido para assumir o lugar de José Washington Barros Mesquita. A posse canónica do Padre Manoel será no dia 23 de setembro deste ano.