Municípios

GRILAGEM DE TERRAS

Organização criminosa usava posse fictícia para grilar terras em Cajueiro da Praia, diz PF

A Polícia Federal deflagrou nova fase da Operação Tratado de Tordesilhas no litoral do Piauí

Da Redação

Quinta - 25/09/2025 às 10:09



Foto: Polícia Federal Terceira fase da Operação Tratado de Tordesilhas investigar esquema de grilagem de terras da União em Cajueiro da Praia
Terceira fase da Operação Tratado de Tordesilhas investigar esquema de grilagem de terras da União em Cajueiro da Praia

Nova fase da Operação Tratado de Tordesilhas foi deflagrada pela Polícia Federal no Piauí nesta quinta-feira (25). O objetivo é investigar um esquema de grilagem de terras da União no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

Segundo as investigações, pessoas de baixa renda, sobretudo idosos, eram usadas para simular posse antiga de terrenos da União. A partir dessa falsa posse, eram formalizados negócios fictícios de compra e venda, que serviam de base para solicitar a regularização fundiária junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

A PF informou que há indícios de falsificação de documentos para dar aparência de legalidade aos processos e permitir o desmembramento das áreas a partir da matrícula original do município. Após a regularização, os terrenos eram desmembrados e revendidos com supervalorização de até 15.000%.

Ao todo, os Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em Cajueiro da Praia e Parnaíba/PI. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI.

Esta terceira fase da operação busca robustecer as provas contra os novos participantes identificados no esquema. Os investigados poderão responder por organização criminosa, falsidade ideológica, disposição de coisa alheia como própria e outros crimes que venham a ser confirmados.

A Polícia Federal ainda não deu mais detalhes sobre a operação e informou que está verificando a possibilidade de uma coletiva de imprensa. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento no portal Piauí Hoje. 

Fonte: PF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: