
O primeiro Chá Literário da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR), aconteceu neste sábado (18), na unidade escolar Jomasio dos Santos Barros, em Bocaina. O evento marcou a apresentação da Academia à comunidade e contou com diversas atividades, incluindo uma exposição de peças do Museu Neno e declamações de poemas.
A poetisa Deolinda Marques, presidente da ALVAR, conduziu a apresentação e detalhou a história da Academia, seus propósitos para a arte e literatura no Vale do Riachão e apresentou os membros acadêmicos. Deolinda destacou, em especial, o nome do jornalista Humberto de Sousa Leal, escolhido para ser o patrono imortal de sua cadeira.
Após a apresentação da ALVAR, foi realizado o lançamento da "Antologia", que reúne os poemas vencedores, menções honrosas e classificados nas categorias adulto e infanto-juvenil. O poeta bocainense Paulo Vinícius recitou seu poema intitulado "Os gatos do Rio Grande". Paulo, juntamente com a jovem Ana Vitória e Helenita, tiveram poemas publicados na obra.
Compondo a mesa de honra, estiveram presentes os os representantes do Legislativo de Bocaina: presidente da Câmara, Cleudonilton, e os vereadores Vando Sampaio e Zé Filho, o secretário de Cultura de Santo Antônio de Lisboa (onde fica a sede da ALVAR) e os professores e poetas, Vilebaldo Rocha, Ozildo Batista, Valentim Neto, Nilvan.
O encontro literário foi encerrado com a venda e autógrafos de livros, além de música ao vivo ao som de Paulo Vinícius.