MEIO AMBIENTE

Morador denúncia esgoto sendo lançado em riacho no município de Corrente

O morador gravou um vídeo que mostra a água suja caindo diretamente no Riacho da Taboquinha


Esgoto lançado no Riacho da Taboquinha

Esgoto lançado no Riacho da Taboquinha Foto: Portal Corrente

O servidor público Júlio César denunciou que um esgoto está sendo lançado no Riacho da Taboquinha, em Corrente, no Sul do Piauí. O córrego fica próximo à estação elevatória da Agespisa e os dejetos estariam causando mau cheiro em todo bairro Maternidade e adoecendo os moradores. 

No vídeo, o professor Júlio César diz que o problema já acontece há algum tempo. "Esse crime ambiental que vem sendo praticado pela empresa Agespisa já algum tempo em Corrente. Vocês podem observar no Riacho da Taboquinha todo o esgoto, todos os resíduos, toda a merda de Corrente sendo lançada aqui nesse riacho e a poucos metros, diretamente no Rio Corrente. Está mais que configurado crime ambiental e também crime contra a saúde pública", disse o servidor no vídeo.

Veja o vídeo:


Júlio César afirmou ainda que a Agespisa já foi comunicada do problema, mas até o momento nada foi feito. Ele informou ainda que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também está consciente do problema. "Eu como cidadão exijo uma solução imediata, a Agespisa precisa resolver isso aqui. A Secretaria de Meio Ambiente precisa tomar alguma providência!".

O Portal Corrente falou com o coordenador operacional da Agespisa de Corrente, Claudeci Fernandes dos Santos, que disse que a empresa tem conhecimento do problema no local, entretanto, as quedas constantes de energia são a causa para o mal funcionamento do equipamento na estação elevatória.

"O problema da queda de energia melhorou muito aqui em Corrente, mas ela ainda existe, diariamente, só que é muito rápida e as pessoas mal percebem. Mas essa queda de energia é muito prejudicial para os equipamentos da estação elevatória, e para preservar a sua integridade, tivemos que tomar a decisão de desligar o acionamento automático da bomba e fazê-lo manualmente, temos uma pessoa exclusivamente para fazer isso. Este problema de hoje, por exemplo, neste momento nós já temos um funcionário lá na estação para verificar se houve algum problema. Nós temos conhecimento do problema, mas estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para evitar maiores transtornos à população", disse Claudeci ao Portal Corrente.


Outro lado

A Agespisa enviou uma nota ao Piauíhoje,com e disse que o extravasamento de esgoto já foi solucionado e que a bomba de estação elevatório deu problema, o que ocasionou a situação. Outro fator que contribuiu para o problema é a qualidade insatisfatória na distribuição de energia elétrica do município, pois as oscilações constantes prejudicam o bom funcionamento do equipamento de esgoto.

Veja a nota:

21/07/2020

Nota Agespisa - Portal Piauí Hoje

A Agespisa informa que já solucionou o extravasamento de esgoto ocorrido em Corrente. A situação ocorreu em razão de problemas na bomba da estação elevatória. Outro motivo recorrente é a qualidade insatisfatória da energia elétrica fornecida. As constantes oscilações prejudicam o funcionamento correto dos equipamentos do sistema de esgoto.

A empresa informa ainda que já estão agendados serviços de manutenção nas estações elevatórias de esgoto de Corrente para garantir maior eficiência do serviço.

Fonte: Com informações do Portal Corrente

Próxima notícia

Dê sua opinião: