
O jovem Kauã Venicios S. Nascimento, de 19 anos, morreu vítima de um choque elétrico ao usar um cigarro eletrônico, conhecido como vape, enquanto estava ligado à tomada. O incidente ocorreu no domingo (10), no município de Bertolínia, no sul do Piauí, a 391 km de Teresina.
Segundo informações da Polícia Civil do Piauí, a morte foi considerada acidental. Kauã estava em seu quarto utilizando o vape quando houve um curto circuito na tomada. O jovem não resistiu e morreu no local. As autoridades ainda estão atuando nas investigações e realizarão a perícia para descobrir mais informações do incidente.
Em nota, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a qual Kauã frequentava em Bertolínia, lamentou a morte do rapaz.
“É com profundo pesar que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, por meio de nosso Pároco Pe. Aldemar Lima e Conselho Pastoral, se solidariza com os familiares e amigos de Kauã Venicius S. Nascimento. Nosso irmão neste dia, celebrou sua Páscoa definitiva. Aos familiares, parentes e amigos a nossa solidariedade fraterna”, diz.
A venda de cigarro eletrônico é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2009. A proibição ocorreu após análise realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), onde descobriu-se diversas substâncias tóxicas envolvidas na fabricação dos cigarros eletrônicos.
Entretanto, ainda é comum ver o uso do produto, principalmente entre os jovens, adquiridos por meio do comércio ilegal. Segundo um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ao menos 20% das pessoas de 18 a 24 anos já experimentaram algum tipo de cigarro eletrônico.