EVENTO

I Cavalgada da Amizade atraí vaqueiros de Timon e cidades vizinhas

Segundo informações da FMC, no primeiro semestre do ano, são muitos os eventos culturais na cidade.


I Cavalgada

I Cavalgada Foto: Ascom

A tarde do último sábado (12) marcou em Timon a realização da I Cavalgada da Amizade. O evento realizado pela Associação de Vaqueiros e Criadores de Equinos de Timon (ASVECET) contou com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), que aposta no fortalecimento das manifestações culturais, como forma de preservar a história e tradições de um povo.

“Institucionalmente falando, a festa do vaqueiro sempre foi muito expressiva no município de Timon. E agora, aproveitando o dia 12 de outubro, dia da Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil e protetora dos vaqueiros, temos a Cavalgada da Amizade. Sabemos da importância e grandeza dessa tradição.” – diz Saney Sampaio, presidente da FMC.

Segundo informações da FMC, no primeiro semestre do ano, são muitos os eventos culturais na cidade. Mas, com a Cavalgada da Amizade, a ideia é que o evento se consolide e passe a integrar o calendário oficial do município no segundo semestre do ano, podendo com o passar dos anos se transformar até numa grande vaquejada.

Com percurso de quase 12km, saindo e voltando ao Parque de Exposições Bertoldo Rêgo, cerca de 200 vaqueiros seguiram em cavalgada pela principais ruas e avenidas de Timon, passando pelos bairros como Formosa, Parque Delfino, além das Avenidas José Firmino de Sousa, Tiúba e Três.

Como uma grande expressão da fé nordestina, os vaqueiros, vestidos a caráter, renovaram os votos de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida durante a cavalgada. Uma tradição que se perpetua entre gerações, passando de pai para filho.

“Estou muito emocionado com o evento. Estando à frente da organização da cavalgada e como vaqueiro, que sou desde criança, posso dizer o quanto nos sentimos fortalecidos na tradição de sertanejo. Queremos ver o crescimento desse evento aqui em Timon. Nós vamos trabalhar para isso, com muita fé em Deus!” – diz vaqueiro Mucunan, organizador da cavalgada

Fonte: Ascom Timon

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: