Família é intoxicada após beber suco de 'falsa couve' no Piauí

Seis pessoas da mesma família deram alta no hospital


Falsa couve

Falsa couve Foto: Arquivo pessoal

Uma família inteira foi intoxicada após tomar suco de uma ‘falsa couve’, uma planta venenosa, no município de Pio IX, a 430 km de Teresina. Seis pessoas, sendo duas crianças, foram parar no hospital e por pouco não morreram.

A intoxicação aconteceu na terça-feira (5), após a mãe utilizar a planta, achando que era couve, na mistura do suco de laranja. A mãe contou que uma das crianças pegou as folhas na casa da família e a dona de casa não percebeu, acreditando que realmente fosse couve. Tudo indica que o suco foi ingerido pela família na hora da refeição.

A diretora do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota, Luma Bezerra, onde a família deu entrada, disse que a dona de casa relatou que logo após tomarem o suco, todos começaram a vomitar e se sentiram mal. A sorte foi que a família mora bem próximo ao hospital e receberam atendimento imediatamente.

Couve verdadeira
                                                                                                                            Couve verdadeira - Foto: Reprodução/Google

Ainda segundo a diretora do hospital, as crianças foram as primeiras a receber alta médica e os adultos, que ficaram em estado mais grave, foram liberados depois. A pessoa quem preparou o suco não chegou a ingeri-lo.

Uma amostra da falsa couve foi levada para o hospital.  Luma Bezerra disse que a planta tem o cheiro ruim e não parece couve. A informação é que as folhas não foram tiradas da casa da família.

Como identificar a Planta Venenosa que parece Couve

Segundo o site tuasaude.com, a planta Nicotiana Glauca, também conhecida por couve-do-mato, falsa mostarda, mostarda da palestina ou tabaco-bravo, é uma planta tóxica que quando consumida pode causar sintomas como dificuldade para andar, perda de movimentos nas pernas ou parada respiratória. 

Esta planta é facilmente confundida com a couve comum [...] quando nova pode ser facilmente confundida com plantas comuns e inofensivas. A planta tem em sua composição anabasina, uma substância altamente tóxica para o organismo.

Para identificar esta planta mortífera é importante ficar atento às suas características que se assemelham ás da couve, que incluem:  

  1. Quando nova é pequena, possuindo um caule e algumas folhas;
  2. Folhas verdes, grandes e largas, ligeiramente pontiagudas;
  3. Quando adulta parece um arbusto, possuindo caules longos; 
  4. Flores amarelas em forma de cone. 

Principais Sintomas de Intoxicação

Depois de ingerir esta planta surgem, surgem geralmente sintomas de intoxicação que incluem: 

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Diarreia intensa;
  • Dificuldade para andar;
  • Paralisia nas pernas;
  • Dificuldade para respirar e parada respiratória. 

Na presença de algum destes sintomas é recomendado ir no hospital o mais rápido possível, pois nos casos mais graves o envenenamento com esta planta pode levar a morte.

Fonte: Com informações de cidadeverde.com e tuasaude.com

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: