
A Primeira ExpoCaju, aberta nessa sexta-feira (19), no Assentamento Santa Teresa promete se tornar um dos maiores eventos rurais do Sul do Estado. A feira, promovida pela Prefeitura de Uruçuí, através da Secretaria de Agricultura, com apoio das Secretarias de Planejamento e Governo, abriu as portas com estandes cheios de criatividade e produtos que mostram a força do caju na economia local.
Foram montados 22 estandes para mostrar a versatilidade do caju na produção de licor, pizza, rapadura, doces, brigadeiro e até cachaça. Os produtos são resultado do empenho dos agricultores familiares, que passaram por curso de capacitação do Sebrae, conduzido pelo engenheiro agrônomo Lenildo Lima, aprendendo novas formas de transformar o fruto em renda e oportunidades.
Valorização e presença
A manhã foi marcada pela chegada dos visitantes, que percorreram os estandes, conheceram os produtos e prestigiaram o trabalho dos agricultores locais. O clima foi de entusiasmo e orgulho, com famílias inteiras participando e reconhecendo a importância da cajucultura para a região.
Na abertura oficial, o prefeito Dr. Gilberto Júnior destacou a importância do apoio da Prefeitura na realização da feira. “Este evento valoriza nossos produtores, fortalece a agricultura e mostra que o caju é muito mais que um fruto, é cultura, é renda e é o futuro de Uruçuí.”
O secretário de Agricultura, Orismar Marinho, também celebrou a conquista:
“Nossos agricultores se prepararam, participaram de treinamentos e hoje mostram com orgulho a riqueza da nossa terra. Cada estande é prova de que Uruçuí tem potencial e qualidade.”
Além das autoridades, secretários municipais e vereadores prestigiaram a solenidade de abertura, reforçando a união em torno da agricultura familiar.
Cultura e tradição
A manhã também foi marcada pela escolha da Rainha e da Princesa do Caju 2025. Em votação popular, Iara Cabral foi coroada Rainha e Brenda Gomes recebeu o título de Princesa, emocionando a comunidade.
Programação segue neste sábado
A ExpoCaju continua neste sábado (20/09), com estandes abertos durante todo o dia, palestras técnicas, visitas institucionais, além de programação cultural e shows gratuitos de Forró Tomé Pegada, Iohannes e Abraão Ribeiro, logo após a solenidade de encerramento.
Fonte: Prefeitura de Uruçuí