Mundo

IMPASSE

EUA podem enfrentar paralisação a partir de 1º de outubro por impasse no Congresso

Trump alerta que acordo entre republicanos e democratas ainda é incerto; serviços essenciais não seriam afetados

Da Redação

Sábado - 20/09/2025 às 12:15



Foto: Jim Watson/AFP Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O governo dos Estados Unidos pode enfrentar uma paralisação a partir de 1º de outubro. Segundo declarações do presidente Donald Trump nessa sexta-feira (19), a suspensão das atividades pode ocorrer caso republicanos e democratas não cheguem a um consenso sobre o projeto de lei que garante o financiamento da máquina pública.

Trump afirmou que ainda serão feitas tentativas de acordo com os democratas, mas não descartou a possibilidade de o país encerrar algumas atividades por determinado período. O presidente garantiu que serviços essenciais, como as forças armadas e a Previdência Social, não seriam afetados por uma eventual paralisação.

O presidente reforçou críticas ao Partido Democrata, afirmando que muitas das iniciativas defendidas por eles não poderão ser financiadas caso haja suspensão das atividades. “Vamos ver como eles lidarão com isso perante seus eleitores”, disse Trump.

Embora o projeto de financiamento tenha sido aprovado pela Câmara dos Representantes, o Senado precisa de 60 votos para que ele prossiga. “No Senado, nós temos 53 republicanos no total e precisamos de 60 votos. Isso significa que precisamos de votos democratas. E eu não sei se é possível fazer um acordo com essas pessoas”, afirmou o presidente.

Anteriormente, o Senado teria recusado duas propostas de financiamento: uma apresentada pelos republicanos, que recebeu 48 votos, e outra pelos democratas, com 47 votos. Além disso, o Congresso entrará em recesso na próxima semana, aumentando as chances de um possível “shutdown” no país.

Em março, Trump sancionou uma lei que estendeu o financiamento do governo até 30 de setembro, evitando uma paralisação prevista para 15 de março. Caso o impasse entre os partidos não seja solucionado, vários órgãos e programas federais poderão ter suas atividades interrompidas, e centenas de milhares de servidores poderão ficar em licença não remunerada.

Os Estados Unidos enfrentaram mais de 20 paralisações desde 1977, sendo a mais longa entre 22 de dezembro de 2018 e 25 de janeiro de 2019, durante o primeiro mandato de Trump, totalizando 35 dias de “shutdown”.

Fonte: Brasil247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: