Municípios

Estudantes carentes do Morro do Gritador recebem óculos completos

Ação coordenada pela Sociedade Piauiense de Oftalmologia acontece no dia 30 de agosto e beneficiará 74 alunos.

Redação

Segunda - 26/08/2019 às 16:33



Foto: Ascom Morro do Gritador
Morro do Gritador

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 7,5 milhões de crianças em idade escolar sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual, mas apenas 25% apresentam sintomas — as demais necessitariam de testes específicos para identificar eventuais problemas. Com o objetivo de contribuir para a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, cuja patologia ocular causa impactos em seu aprendizado e inserção social, a Sociedade Piauiense de Oftalmologia promoverá a entrega de óculos de correção visual para 74 crianças do ensino fundamental e ensino infantil, matriculadas na escola pública da comunidade Morro do Gritador. A entrega ocorrerá na próxima sexta-feira (30), às 16h, no ponto turístico do município de Pedro II.

A ação social é resultado de uma parceria do Instituto Varilux da Visão, instituição social da fabricante de lentes oftálmicas Essilor, com a Ótica Diniz. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde Escolar e visa identificar os erros refrativos das crianças de escolas públicas com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação.

Para a médica oftalmologista Teresinha Raulino, presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia, a ação no Morro do Gritador vai ao encontro do objetivo do Instituto Varilux da Visão, que é melhorar vidas através da visão. "Apoiar esta ação tem um valor muito especial, por beneficiar uma população que precisa imensamente de cuidados. A correção visual melhora o desempenho escolar e o aprendizado, mas sobretudo o desenvolvimento da criança em todas as suas potencialidades", comenta. 

A entrega dos óculos é a terceira etapa do projeto, que oferece acesso ao ciclo completo da correção visual e tem como foco alcançar crianças, jovens e adultos de escolas estaduais e municipais. Os professores e voluntários foram capacitados para realizar a triagem por meio de testes de acuidade visual realizados com 200 alunos. Para a etapa da consulta oftalmológica, foram selecionados 110 estudantes pela triagem. Após consulta com médicos voluntários da Sociedade Piauiense de Oftalmologia e da Clínica Oftalmocenter, foram identificadas 74 crianças com necessidade de correção visual. 

De acordo com o Instituto Data Popular, cerca de 20 milhões de indivíduos sofrem no Brasil com problemas visuais (em torno de 10% da população) e não têm acesso aos óculos de grau. Para Guilherme Nogueira, diretor de marketing da Essilor Brasil, ações integradas ajudam a trazer qualidade de vida, promovendo a saúde ocular. "Iniciativas como essas reforçam junto ao público em geral a importância da visita regular ao médico oftalmologista para a rápida correção visual, além da prevenção e tratamento de doenças, quando identificadas. Apoiar ações como a do Morro do Gritador faz parte da nossa missão", ressalta. 

Sobre a Essilor 

Líder mundial em lentes oftálmicas para óculos, a Essilor International cria desenhos, produz e comercializa uma vasta gama de lentes corretivas.  Sua missão é melhorar vidas através da visão. Para cumprir esta missão, a empresa investe anualmente 200 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e seu espírito inovador foi atestado pela revista norte americana Forbes onde figura há oito anos consecutivos no ranking das 100 Empresas Mais Inovadoras do Mundo.  Além disso, em 2015 a companhia foi listada entre as 50 empresas da FORTUNE's Change the World List. As marcas mais emblemáticas da Essilor International são: a lente multifocal Varilux®, a fotossensível Transitions®, o antirreflexo Crizal®, a lente solar polarizada Xperio®, a antiembaçante Optifog™, a lente Eyezen que reduz o esforço ocular na leitura em telas, e, lançada em 2019, a lente com proteção dupla contra raios UV e luz azul-violeta nociva Blue UV Filter™

Serviço 

Entrega de óculos para crianças da comunidade Morro do Gritador, Município Pedro II, Piauí

Data: 30/08 (sexta-feira) 

Horário: 16h

Local: Ponto turístico de Pedro II, Morro do Gritador

Fonte: Cláudia Rocha - Approach

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: