Municípios

SERVIÇO

Equatorial Piauí realiza lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras

A ampliação da Subestação Oeiras contará com o que há de mais moderno no sistema elétrico e alia tecnologia para um fornecimento mais contínuo e robusto

Da Redação

Sexta - 19/07/2024 às 11:27



Foto: Divulgação Lançamento da ampliação Subestação Oeiras
Lançamento da ampliação Subestação Oeiras

A Equatorial Piauí realizou nessa quinta-feira (18), o lançamento da obra de ampliação da Subestação Oeiras. A obra que conta com investimento de quase R$ 7,8 milhões, vai beneficiar 12 municípios e mais de 80 mil pessoas do Vale do Canindé. Durante o evento realizado no canteiro de obras onde será ampliada a subestação, foi possível ver de perto o projeto que vai dobrar a capacidade energética da região. 

A ampliação da Subestação Oeiras contará com o que há de mais moderno no sistema elétrico e alia tecnologia para um fornecimento mais contínuo e robusto. A subestação vai dobrar de potência, além de ter à disposição, tecnologia de ponta em automação, controle e capacidade de intervenção à distância. Em caso de interrupções, será possível rápidas manobras de apoio e transferências de cargas entre subestações de regiões próximas, diminuindo o tempo para a normalização do serviço.  

O Executivo de Construção em Alta Tensão da Equatorial Piauí, Diego Azevedo, contou sobre as etapas de construção da obra. “ Estamos nesse momento no processo de terraplanagem, que consiste em preparar o solo para receber a subestação em si. Em dezembro deste ano já teremos alguns equipamentos que serão ligados já beneficiando a região e até março de 2025 pretendemos entregar a obra completa para toda a população”, explica o executivo. 

O Secretário de Turismo, Zé Neto, esteve presente no evento representando o Governo do Estado e destacou os benefícios do novo investimento para a região. “Oeiras que ao ganhar esse investimento da Equatorial, vai aumentar não só sua capacidade de carga, não vai só melhorar a vida dos mais de 80 mil consumidores de Oeiras e de mais 11 municípios beneficiados, mas vai melhorar o turismo da cidade para que ela possa realizar mais e novos eventos culturais, esportivos e turísticos, que vão fomentar toda uma cadeia que se beneficia quando a gente avança também no turismo”, ressalta.

O setor do comércio será um dos grandes contemplados com a nova obra, que vai garantir energia para a expansão e construção de novos supermercados, lojas e empreendimentos. “Quando comecei na atividade comercial, eu tinha 56 m² e dois funcionários, hoje minha atividade tem 1.400 m² e 60 funcionários. Com a energia que tinha antigamente jamais eu poderia chegar onde eu estou hoje. Agradeço à Equatorial, porque hoje nós podemos ultrapassar esses R$ 7,8 milhões que vocês estão investindo com novos comércios, novas escolas e indústrias. Com essa subestação que vocês estão implantando aqui, Oeiras vai ter um salto de qualidade em todos os aspectos possíveis”, conta Hélio Martins, empresário do setor comercial de Oeiras.

O prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, agradeceu os investimentos realizados. “A gente só tem a agradecer a importância dessa obra para Oeiras e todo o território beneficiado. São investimentos que em menor tempo serão triplicados com a iniciativa privada que estará aproveitando essa nova obra. Parabéns Equatorial por acreditar que Oeiras é merecedora desses investimentos”, destacou o prefeito.  

O Presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, reforçou o compromisso da Equatorial em contribuir para o desenvolvimento do estado. ”A missão da Equatorial Piauí é distribuir energia com qualidade, responsabilidade social e ambiental para assegurar o desenvolvimento do estado. Essa é uma missão muito séria e que norteia o nosso trabalho todos os dias. Oeiras é uma região muito importante, que tem crescido bastante e já estava em nosso planejamento fazer esse investimento. Estamos duplicando a subestação e teremos muitos anos de capacidade energética. Espero que a gente precise fazer mais ampliações, porque isso significa que nossos investimentos estão desenvolvendo a região”, finaliza o presidente.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: