Municípios

Emater-PI e SAF inauguram Agroindústria de Mandioca

A obra beneficiará pequenos produtores rurais das comunidades Alagoinha, Tamboril e Alto Bonito

Redação

Sexta - 14/02/2020 às 16:12



Foto: Ascom Inauguração em Marcolândia
Inauguração em Marcolândia

Nesta sexta-feira (14), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) e  a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) inauguraram uma Agroindústria de Mandioca  no município de Marcolândia, a 421 km da capital Teresina.

A obra beneficiará pequenos produtores rurais das comunidades Alagoinha, Tamboril e Alto Bonito e visa fortalecer a cadeia produtiva da mandiocultura no município, com a ampliação da produção nas comunidades. Ao todo, a unidade vai atender à 60 famílias.

O diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, falou sobre a importância da obra para Marcolândia.

"Nós vamos gerar aqui 60 empregos diretos e aproximadamente 250 empregos indiretos, e agora fará parte do polo agroindustrial aqui em Marcolândia, é uma satisfação enorme estar aqui juntamente com a SAF e o governo do estado, na pessoa do Governador Wellington Dias, que nos autorizou a realizar o acordo de empréstimo junto ao Fida para beneficiar as famílias deste município. É ainda importante ressaltar que não servirá apenas para o beneficiamento direto da mandioca, mas para os subprodutos e ainda o viveiro de mudas que também foi inaugurado hoje. Com este trabalho conjunto, nós já temos mais de 100 empreendimentos agroindústriais no território do Vale do Itaim, gerando mais de 5 mil empregos diretos, nossa intenção é ampliar ações que possibilitem o desenvolvimento dos territórios por meio de suas potencialidades", ressaltou Guedes.

A Unidade foi construída através de um financiamento do Governo do Estado junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com contrapartida e aporte da associação dos pequenos produtores das comunidades beneficiadas. A estrutura conta com 4 fornos elétricos, 1 triturador elétrico, 1 lavadeira de massa, 1 uniformizador de massa, 1 descascador de mandioca, 1 prensa hidráulica, 1 triturador de massa, 1 classificador com duas peneiras e 1 balança com capacidade para até 300 quilos.

O projeto prevê ainda apoio às unidades de produção familiar, objetivando a expansão da área cultivada e o aumento da produtividade, fortalecendo o processo de comercialização, organização social e segurança alimentar.

Fonte: Ascom Emater

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: